- Artigo Inferior 1
Cooperativa auxilia produtores rurais na recuperação de áreas atingidas pelas cheias na cidade da Feliz
- Artigo Inferior 1
Os palestrantes discutiram sobre a relevância da articulação política no cenário cooperativo
- Artigo Secundário 2
O Sistema Ocergs oferece bolsas de estudos de 70% na pós-graduação para colaboradores ou cooperados de cooperativas registradas e regulares. Aulas serão presenciais.
- Artigo Secundário 1
Iniciativa aberta ao público ocorre de 24 a 26 de setembro, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Para participar, é necessário inscrição antecipada. Programação terá palestras sobre diversidade e inclusão com especialistas no assunto
- Artigo Secundário 3
Instituição financeira cooperativa ocupa o 1º lugar na categoria "Cooperativas", 10º lugar na categoria "Bancos" da Melhores e Maiores 2024 da Exame; Também conquista o 7º lugar na categoria "100 Maiores Bancos" no Valor 1000, do Valor Econômico
- Artigo Secundário 3
- Artigo Inferior 3
A parceria entre a instituição financeira cooperativa e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente certifica produção da cultura no Vale do Taquari. Projeto promove a geração de créditos de carbono por meio de práticas sustentáveis
- Artigo Secundário 1
Evento é organizado pelo Sistema Ocergs, Sistema Ocepar e Sistema Ocesc. Inscrições podem ser feitas até o dia 27 de setembro
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Encontro teve foco em agentes de Desenvolvimento Cooperativista
No mês da conscientização sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas, o Instituto Unimed Porto Alegre, braço social da Unimed Porto Alegre, lança a campanha Seja um InfluenciaDoador, convidando as pessoas a se engajarem na causa. A campanha tem o objetivo de estimular a conversa sobre o assunto e a autodeclaração, mostrando que doação de órgãos também é uma forma de cuidado. Assim, o influenciador passa a ser qualquer pessoa que se declare doador de órgãos e esteja disposto a compartilhar isso com o seu círculo de amigos e familiares multiplicando uma iniciativa que salva vidas. Conforme o Ministério da Saúde, mais de 43 mil pessoas estão à espera de um transplante atualmente no Brasil.
Para o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato, doar órgãos é um grande gesto de cuidado com o próximo. “Setembro Verde é para destacarmos a conscientização sobre este ato de generosidade e temos o papel, na Unimed Porto Alegre, de levantarmos temas relevantes como este. O Instituto Unimed Porto Alegre soma todas as nossas ações socioambientais realizadas pela cooperativa e a campanha gera impacto social positivo, contribuindo para fazer a diferença no cuidar das pessoas”, afirma.
“Quem deseja se engajar nessa mobilização deve falar com sua família e amigos e declarar sua vontade. Abrir este diálogo pode inspirar novos gestos e é a única forma de concretizar o desejo”, enfatiza o cirurgião Marcelo Hartmann, médico cooperado e diretor de Recursos e Serviços Próprios da Unimed Porto Alegre. Segundo ele, a iniciativa se propõe a alertar a população para essa causa. “Em muitos casos, o transplante de órgãos é a única esperança de vida e no Brasil a doação só é realizada após a autorização familiar. Por isso, essa comunicação é muito importante”, complementa.
Fonte: Assessoria de imprensa Unimed Porto Alegre
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Curso foca em Comunicação Estratégica e Branding com Ênfase em Cooperativas. Programa possibilita a concessão de bolsas de estudo para pós-graduação, em parceria com a ESPM
- Artigo Inferior 3
Semana de Competitividade acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Centro de Eventos do Barra Shopping, em Porto Alegre
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A Vinícola Aurora, uma das primeiras cooperativas do setor vitivinícola do Brasil a adotar uma estratégia ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) seguindo padrões consagrados de sustentabilidade corporativa e também exigidos na União Europeia, avança para a fase final de implementação desse projeto. A partir deste mês, iniciará a execução desses planos na quarta fase, colocando em prática as diretrizes baseadas na matriz de Dupla Materialidade.
Finalizada na segunda fase do projeto, essa matriz é fundamental para a identificação e gestão dos impactos ambientais, sociais e de governança, tanto para os stakeholders como para a empresa. A dupla materialidade é um conceito que avalia tanto o impacto financeiro que as questões ESG têm sobre a companhia como o efeito que os negócios e as atividades da organização geram nesses aspectos para a sociedade e o meio ambiente.
De acordo com Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, a aprovação da matriz pelo recém-criado Comitê de Sustentabilidade, composto por sete membros, destaca o compromisso da companhia com a sustentabilidade. “A matriz é usada para identificar e mapear esses impactos duplos, direcionando o caminho para os compromissos ESG mais relevantes. Esse processo envolve uma análise aprofundada dos riscos e oportunidades relacionados a questões ambientais, sociais e de governança, considerando tanto o impacto que tem sobre a sociedade e o meio ambiente como sobre a própria empresa”, afirma Tonello.
Na área ambiental, por exemplo, a Aurora busca mapear o conjunto de emissões de gases para diminuir a pegada de carbono nos processos e atividades. Uma empresa de engenheiros da região já foi contratada para fazer o inventário de gases do efeito estufa e rever toda a cadeia de logística.
Nas áreas social e de governança, a vinícola desenvolve mudanças nos processos de avaliação de sua cadeia de valor e fornecedores, além de ter criado o Comitê de Sustentabilidade formalmente na estrutura da cooperativa, com o objetivo de coordenar e assessorar o Conselho de Administração, a presidência e demais diretorias.
De acordo com o consultor do Cabanellos Advocacia, Bruno Peixoto, a Aurora dá um passo pioneiro ao adotar uma estratégia ESG alinhada a padrões consagrados sobre sustentabilidade corporativa, inclusive aplicados hoje na União Europeia, sendo um dos primeiros exemplos desta prática no setor vitivinícola do Brasil. “Essa iniciativa não apenas reforça seu compromisso com a sustentabilidade, mas também a posiciona em linha com o mercado global, onde as estratégias e as diretrizes ESG são cada vez mais essenciais para garantir a competitividade e a longevidade dos negócios”, afirma.
A quinta e última fase do projeto prevê a publicação do Relatório de Sustentabilidade em conformidade com os padrões GRI (Global Reporting Initiative) - uma das estruturas de relatórios de impactos ESG mais amplamente adotadas e reconhecidas globalmente -, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2025.
Boas Práticas Agrícolas e Compliance
Desde 2023, a Aurora tem intensificado suas práticas sustentáveis, destacando o desenvolvimento do Programa de Boas Práticas Agrícolas (BPA). O programa é voltado para a capacitação dos 1.100 viticultores cooperados que operam em 11 municípios da Serra Gaúcha. A implementação dessas boas práticas, que segue as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), visa garantir o trabalho decente e a sustentabilidade na agricultura familiar.
Paralelamente, a cooperativa está revisando e aprimorando suas normas de compliance em colaboração com a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O foco está nas relações com colaboradores, parceiros e terceirizados, garantindo que todas as operações estejam em conformidade com os mais altos padrões éticos e legais. A conclusão desse trabalho está prevista para janeiro de 2025, alinhando-se com as metas de longo prazo da Aurora para sustentabilidade e governança.
Leia a matéria completa aqui.
Fonte: Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora
O final do ano já está logo ali e é hora de pensar em 2025. Por isso, o Sescoop/RS está lançando o Planejamento para o próximo ano. As coops gaúchas devem ficar atentas aos prazos para garantir a utilização dos recursos do Sescoop/RS. Um deles é do dia 15 a 30 de setembro, quando devem fazer o planejamento de Eventos Descentralizados, o meio de participação das cooperativas.
O Planejamento é o período em que é construído o Orçamento do Sescoop/RS por meio dos Eventos Descentralizados. Os Eventos Descentralizados são aqueles em que as coops planejam, executam e prestam contas. O recurso disponível para esses Eventos é equivalente a 35% da arrecadação ao Sescoop, visando o impulsionamento e o desenvolvimento das cooperativas do Rio Grande do Sul.
Os serviços que podem ser contratados por meio dos Eventos Descentralizados são: Serviços Especializados - como cursos, palestras, atividades culturais e apoio até o limite aprovado no cadastro -, Auxílios Financeiros a Estudantes - com bolsas de estudos e reembolso de até 70% do valor da mensalidade - e Auxílios Educacionais – com taxas de inscrições em eventos e apoio até o limite do valor publicado por vaga.
Vale lembrar também que, quando falamos de capacitação no cooperativismo, temos a Escoop, com cursos de extensão pensados exclusivamente para as coops. Caso tenha interesse em saber mais, entre em contato com
Conheça os prazos das coops
15 a 30 de setembro: período do Planejamento de Eventos Descentralizados
Novembro/dezembro de 2024: Assinatura dos termos de parceria
2 de janeiro a 15 de dezembro de 2025: execução dos Eventos Descentralizados
Até 20 de dezembro: envio das prestações de contas
- Artigo Secundário 2
Neste ano, o Dia de Cooperar – mais conhecido como Dia C – ganhou um novo significado e ajudou a reforçar a solidariedade e o princípio da intercooperação. A Uniprime Pioneira, presente em quatro Estados do Brasil, concentrou esforços em colaborar no auxílio ao Rio Grande do Sul, que foi severamente afetado por uma catástrofe climática sem precedentes. Trata-se de um momento desafiador não só para os gaúchos. Serve de alerta ao Brasil. É preciso se dar conta do quão graves podem ser os desastres ambientais e a necessidade de investimentos mais robustos em estruturas de prevenção.
Vimos milhares de pessoas perdendo suas casas e sua fonte de renda, vidas ceifadas e o colapso da infraestrutura viária, do aeroporto da capital e de serviços básicos. O Rio Grande está se reerguendo com a colaboração de muitos e ainda há uma longa caminhada pela frente. Mas não se pode perder a esperança e o otimismo. Esse comovente desafio motivou as cooperativas a se apoiarem mutuamente, com força de trabalho coordenada e articulada. Fizemos nossa parte e integramos esse grande time, envolvendo nossas agências localizadas no Paraná, em Santa Catarina, no Mato Grosso do Sul e também no Rio Grande do Sul – em Porto Alegre e Caxias.
Em Toledo (PR), por exemplo, a campanha “Unindo forças para ajudar o RS” arrecadou alimentos não perecíveis que foram enviados ao Sistema Ocergs, para triagem e distribuição. Ainda no Paraná, em Marechal Cândido Rondon, a união de várias cooperativas resultou no envio de 20 toneladas de mantimentos. Medianeira seguiu o mesmo caminho, com a arrecadação de fraldas, lençóis, toalhas e alimentos essenciais. Tudo chegou a quem mais precisava, com celeridade e organização.
No Mato Grosso do Sul, em Dourados, a criatividade e o empenho dos cooperados resultaram em uma blitz para arrecadar fundos, distribuindo sacolas ecológicas e panfletos informativos. Florianópolis (SC) concentrou doações para direcionamento mais ágil ao Estado vizinho. E mesmo sob dificuldades, no próprio Rio Grande do Sul, a agência de Porto Alegre entregou kits de limpeza e cestas básicas aos moradores do bairro Sarandi, duramente afetado pelas enchentes na capital. Enquanto que, em Caxias do Sul, as doações foram direcionadas para uma entidade local, garantindo que a ajuda chegasse aos mais necessitados.
O cooperativismo é, por sua essência, um movimento de intercooperação, onde a solidariedade e o empenho coletivo são pilares fundamentais. Este princípio se evidenciou de forma exemplar e comprova que o Dia C não é apenas uma data comemorativa, mas um lembrete do poder transformador do cooperativismo. A resposta diante de um problema sem precedentes, como o que afetou o Estado gaúcho, mostra que não existem fronteiras quando temos um mesmo objetivo: avançar com desenvolvimento regional. O compromisso com o bem-estar das comunidades nos faz mais fortes e relevantes.
Fonte: Dr. Orley Campagnolo
Presidente da Uniprime Pioneira
Mais uma vez, o Sistema Ocergs conquistou o selo Great Place to Work, certificação que aponta as melhores empresas para se trabalhar. São companhias referência em fatores como clima organizacional, qualidade no ambiente de trabalho, inovação e confiança nas lideranças. O anúncio foi feito aos colaboradores na manhã desta segunda-feira em um café da manhã na nova sede da instituição.
Para chegar à certificação, a empresa foi submetida a uma votação anônima dos próprios colaboradores, que avaliou diversos fatores de qualidade do ambiente de trabalho e cultura organizacional. Para a gerente de RH do Sistema Ocergs, Carolina Nunes Scherer, a conquista é de todos os integrantes da organização. “Cada um que está aqui faz o seu trabalho com qualidade, se desafia, cresce junto e quer sempre fazer deste um ambiente melhor”, destacou.
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, participou do café da manhã e celebrou a conquista da equipe. “Esse momento precisa ser comemorado, pois mostra que estamos crescendo. Estou muito feliz, pois faço parte de uma equipe fantástica, que tem construído esse caminho tão bonito. Muito obrigado a todos vocês”, agradeceu. O presidente ainda pontuou que a melhora dos processos e índices deve ser um processo contínuo. “É uma grande conquista que precisa ser colocada como um desafio a cada ano para seguirmos sempre melhorando sempre”, disse.
O superintendente do Sistema Ocergs, Mario De Conto, destacou que a certificação GPTW é resultado de estratégias que vêm sido traçadas e trabalhadas dentro do clima organizacional da empresa. “Esta é a cereja do bolo, que mostra a nossa satisfação, que temos um clima saudável, de pessoas com um trabalho que as realiza. Este é um lugar que estamos construindo juntos todos os dias”, concluiu.
Cooperação para criar o melhor ambiente
Ao longo deste ano, o Sistema Ocergs desenvolveu uma série de ações para seus colaboradores, entre elas iniciativas de apoio financeiro para funcionários atingidos pelas cheias de maio. Foi o caso do programa Volta pra Casa e, com apoio da OCB, o Sua Casa é Nossa Causa. Após as cheias, que também atingiram a sede do Sistema Ocergs, a retomada das atividades presenciais também marcou um momento importante para a equipe.
O Sistema Ocergs também investe sistematicamente na capacitação dos seus colaboradores com iniciativas como o Programa de Compliance, com o objetivo de produzir o Manual de Boas Práticas, e o curso de Liderança Criativa para seus gestores.
Chegou a hora das coops abrirem a gaveta e mostrarem ao mundo as ideias guardadas. Estão abertas as inscrições para o Programa de Ideias do Sistema Ocergs, em edição especial. O foco da vez é em agentes de desenvolvimento cooperativista das coops registradas e regulares no Sistema Ocergs. As inscrições vão até o dia 20 de setembro.
A iniciativa tem por finalidade promover a geração, coleta, avaliação e implementação de sugestões para desenvolvimento do movimento cooperativista. Ele visa fomentar a inovação, melhorar processos, aumentar a eficiência, resolver problemas e fortalecer as sociedades cooperativas.
“É o agente quem vivencia a realidade da cooperativa e de seus associados e, por isso, é estratégico para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. A iniciativa de termos uma edição especial do Programa de Ideias dedicada aos agentes reforça essa importância e estimula a cocriação de ideias que contribuam para a utilização do apoio do Sescoop/RS de forma assertiva e vinculada às necessidades das cooperativas e aos objetivos estratégicos do Sistema Ocergs”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista, Rafaela Comerlato.
Confira os desafios propostos
Planejamento: Como incentivar as cooperativas a aplicarem seus recursos descentralizados junto ao Sistema Ocergs em capacitações, treinamentos e consultorias alinhados aos diagnósticos de autogestão?
Formulário: https://forms.office.com/r/Tv2BN6DHdN
Engajamento: Como engajar os agentes de desenvolvimento cooperativista nas atividades propostas pelo Sistema Ocergs?
Formulário: https://forms.office.com/r/vS5GPCzHhj
Premiação
A premiação para a melhor ideia de cada desafio será as inscrições dos participantes no CoopsParty Summit Goiás, nos dias 18 e 19 de novembro, com passagem aérea e hospedagem inclusa.
“O Programa de Ideias é baseado no processo de cocriação, onde as partes interessadas são convidadas para cooperarem em busca de solução para problemáticas vivenciadas pelo Sistema Ocergs. Nessa edição especial, os agentes são convidados a refletirem, elaborarem e proporem sobre soluções para estimular o engajamento dos próprios agentes e também como como a construção do orçamento descentralizado das cooperativas pode ser construído de maneira assertiva para a cooperativa”, complementa a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o cooperativismo e os diferenciais desse modelo de negócio que leva prosperidade para todos a sua volta? O SomosCoop acaba de lançar a websérie Bora Entender, planejada para explicar de forma simples e leve o que é, como funciona, onde o coop está presente e o que o tornou tão importante para o desenvolvimento social e econômico no Brasil e no mundo. A primeira temporada conta com quatro episódios no total e o primeiro, História e princípios do cooperativismo, já está disponível no Canal do SomosCoop no YouTube.
A união de pessoas para alcançar um objetivo econômico comum que gera oportunidades de trabalho, melhora a qualidade de vida de produtores rurais, leva infraestrutura para as mais diversas regiões do país, bem como outros benefícios inerentes ao cooperativismo são alguns dos pontos explorados no primeiro episódio. Além disso, são detalhados os sete princípios que regem suas atividades e um pouco da história que envolve a criação do movimento em 1844, na Inglaterra.
Já o segundo episódio, Onde estão as cooperativas, explora o fato de que o cooperativismo está presente nas mais diversas atividades econômicas e em todas as regiões do Brasil, bem perto de todos. Ele cuida do desenvolvimento sustentável, leva comida às mesas da população, faz a diferença na saúde, atua no transporte de passageiros e cargas, oferece serviços bancários, internet e eletricidade para campo, gera empregos, contribui para a educação e muito mais. Tudo isso com um jeito mais humano, cuidados e atento ao que precisamos enquanto sociedade.
Mas, Como funciona uma cooperativa na prática? O terceiro episódio detalha. Com ele, fica bem mais fácil entender como as cooperativas se organizam e desenvolvem suas atividades na prática. Os sete ramos de atuação são detalhados, assim como os requisitos necessários para formar, desenvolver e manter uma cooperativa forte e sustentável, com resultados positivos para seus cooperados e comunidades.
Leia a matéria completa no blog do SomosCoop.
Ficou inspirado para saber mais e descobrir outros detalhes sobre o cooperativismo?
Então, acesse já o primeiro episódio da série:
O Sistema Ocergs entregou, nesta quarta-feira (4), cerca de 400 kg de alimentos produzidos pelas cooperativas gaúchas à ONG Mãos que Abençoam, de Viamão. Os produtos estavam expostos no Bolinho SomosCoop, uma estrutura montada no coração da Casa do Cooperativismo, na Expointer, para incentivar a compra destes e também promover o conhecimento do que o nosso modelo de negócio produz de melhor.
A ONG Mãos que Abençoam auxilia crianças e famílias com atividades, cestas básicas e alimentação e foi parceira do Sistema Ocergs na ação do Dia C, o Solidômetro. Em torno de 300 crianças são atendidas.
“Nesse momento de retomada e reconstrução do nosso Rio Grande do Sul, precisamos ajudar as nossas comunidades. Sejam as coops, que devem ter seus produtos valorizados, como as comunidades as quais estão inseridas. Isso está no DNA do cooperativismo, o interesse em cuidar de onde pertencemos”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
Para quem não teve oportunidade de dar uma espiada no Bolinho SomosCoop, a Vitrine Coop é o lugar perfeito para você encontrar produtos e serviços das coops gaúchas. Acesse a Vitrine aqui.
Com foco em Relações Governamentais, o segundo Módulo do Curso de Educação Política foi realizado nesta sexta-feira (06) em formato virtual. As palestras foram ministradas pelos especialistas da área Rodrigo Almeida, sócio-diretor da BMJ, Lucas Fernandes, consultor da BMJ e Leticia Palma, consultora em relações institucionais da Critério.
Durante sua apresentação, Leticia enfatizou a importância de um trabalho de relações governamentais eficaz para o fortalecimento das cooperativas e a defesa de seus interesses. “Boas práticas de engajamento são fundamentais para alcançar resultados positivos, especialmente em situações de emergência como nas enchentes de maio de 2024”, destacou.
Com vivência em Brasília, a consultora compartilhou estratégias de monitoramento de temas de interesse no Congresso Nacional e no Executivo, mostrando cases sobre o trabalho realizado junto ao governo após as enchentes no Rio Grande do Sul. Para Letícia, o papel do Sistema Ocergs em ter uma estrutura preparada para gestão de crise e articulação com o setor público foi fundamental para salvar vidas, apoiar a infraestrutura e renegociar dívidas de produtores rurais após a catástrofe climática.
Rodrigo Almeida e Lucas Fernandes discursaram sobre as práticas para estabelecer e fortalecer relações institucionais entre as cooperativas e os poderes públicos. “O diálogo com o governo não só permite identificar oportunidades como também ampliar a participação no desenvolvimento de políticas públicas e regulamentos”, explicou Rodrigo.
O objetivo foi apresentar uma visão sobre o funcionamento das instituições governamentais e a importância do engajamento proativo e eficaz com parlamentares e autoridades. O módulo proporcionou aos participantes uma visão aprofundada sobre a relevância das relações governamentais no contexto das cooperativas, preparando-os para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades dentro do cenário político brasileiro.