fbpx

Escoop promove palestra em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) promoveu palestra sobre o tema Dia da Consciência Negra e Comunidades Remanescentes de Quilombos do Rio Grande do Sul. Cerca de 40 participantes, dentre eles alunos e professores da Escoop e comunidade em geral tiveram a oportunidade de refletir sobre temas relacionados ao Dia da Consciência Negra e de ações realizadas em comunidades remanescentes de Quilombos do Rio Grande do Sul.

A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. Em seguida, o coordenador do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq) e militante da luta antirracismo, Ubirajara Toledo, ministrou palestra sobre as origens do racismo e suas consequências na atualidade. Toledo falou sobre o conceito de racismo que, segundo ele, é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias com a cor da pele e determinados traços de caráter e Inteligência ou manifestações culturais. “O racismo subentende ou afirma que existem raças puras e que estas são superiores às demais. A crença na existência de raças superiores e inferiores foi utilizada para justificar a escravidão ou o domínio de determinados povos sobre outros”, comentou.

A segunda palestra foi ministrada pelo arquiteto e urbanista atuante no Movimento Negro/RS e sócio fundador do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq), José Carlos Silva Rodrigues, que comentou sobre o tema “A realização do Projeto Dignidade Habitacional Quilombola  no município de Tavares (RS)”. Após, houve debate com a participação dos acadêmicos Eder Luis Farias e Rejane Marques de Almeida, que estão realizando projeto de pesquisa sobre o tema Cooperativismo e Comunidades Quilombolas. Segundo a professora da Escoop e organizadora do evento, Rejane Kieling, eventos como esse demostram que a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo está atenta aos temas relacionados à inclusão social e tem suas portas abertas aos debates que objetivam o aprimoramento de nossa condição humana.

Conteúdos Relacionados