Usinas da Creral recebem certificado de geração de energia renovável
As usinas Abaúna e Cascata das Andorinhas de propriedade da Creral receberam o certificado de geração de energia renovável. O reconhecimento foi emitido pela Ludfor empresa gaúcha especializada na gestão, comercialização e geração de energia.
O certificado reconhece que a Creral gera somente energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável, iniciativa que demonstra comprometimento e contribui para o desenvolvimento sustentável. Conforme acompanhamento da Ludfor os indicadores de sustentabilidade mostram que nos últimos dez anos, juntas as duas usinas deixaram de emitir 31.690 toneladas de dióxido de carbono (CO2), equivalente a 875 mil mudas de árvores conservadas.
Os dados dos cálculos de emissões dos gases de efeito estufa (GEE) são baseados em metodologias internacionais para esta finalidade, em especial GHG Protocol e o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).
A CGH Abaúna está localizada no município de Floriano Peixoto foi a primeira construída pela coopera e opera há 23 anos, já a CGH Cascata das Andorinhas localizada em Nonoai foi a segunda a ser construída e está em operação desde 2003.
Em 2022 outras duas usinas administradas pela Creral também receberam certificação de geração de energia renovável, as PCHs Forquilha IV Luciano Barancelli localizada em Maximiliano de Almeida e Santa Carolina no município de André da Rocha.
Fonte: Assessoria de Comunicação Creral