fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Palestra abre programação do Mundo Cooperativo Gaúcho

“Como criar uma marca líder”. Este foi o tema do primeiro de uma série de eventos que serão sediados no Mundo Cooperativo Gaúcho, o espaço permanente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS na Expodireto Cotrijal. A palestra foi ministrada por João Satt Filho, diretor-presidente da Agência Competence, de Porto Alegre, responsável pela atual campanha publicitária do Sicredi.

Para Satt, o segredo da construção de uma marca líder se resume em quatro palavras: deve ser inteligente, simples, óbvio e único. “Para chamar a atenção das pessoas é necessário ter algo relevante” – diz. O publicitário garante: “Quem vende preço (desconto), perde dinheiro. Quem vende valor (marca), ganha dinheiro”.

“Uma marca líder vende significado, causa um benefício emocional” – explica o especialista. De acordo com o publicitário, há três tipos básicos de marcas. Se imaginarmos uma pirâmide com estes tipos, teríamos em sua base as marcas que ele classifica como commodities, que são apenas um nomes para o produto. “São menos rentáveis e mais fáceis de copiar” – explica Satt. No meio da pirâmide encontram-se, em menor número, as marcas regionais. “São como uma pessoa muito conhecida em uma determinada região, mas somente naquela região”. E, por último, no topo da pirâmide, o lugar mais almejado pelas marcas: o preferencial. “As marcas líderes têm identificação com o consumidor, são mais difíceis de copiar e muito mais rentáveis” – destacou ele, explicando que o indicador de força de uma marca reside exatamente na diferença entre o preço de venda e o preço de custo, ou seja, na rentabilidade.

“O melhor que as cooperativas podem fazer é investir para transformar suas marcas comoditties em marcas líderes” – disse o publicitário. E finalizou a palestra com o que chamou de “provocação”: “Temos que unir as cooperativas para criar uma marca líder nacional”.

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados