fbpx

Centro de Formação Profissional Cooperativista é realidade

Na tarde de 04 de julho, data em que o mundo comemora o Dia do Cooperativismo, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS inaugurou o Centro de Formação Profissional Cooperativista. A estrutura de três mil metros quadrados e três andares está sendo colocada à disposição das cooperativas a partir de hoje, para a realização de cursos, eventos, assembleias e treinamentos. Além disso, será sede da Escola Superior em Cooperativismo do Sescoop/RS, a ESCOOP, que está em fase de credenciamento junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). Somente no Rio Grande do Sul, o cooperativismo contabiliza mais de 1,6 milhão de associados em mais de 900 cooperativas.
O Centro fica na Avenida Berlim, 409, em Porto Alegre. Mais de 400 pessoas participaram da cerimônia de inauguração, incluindo autoridades municipais, estaduais e federais, como o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e o secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, representando a governadora Yeda Crusius. Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o Centro possibilitará a formação profissional dos funcionários e associados das cooperativas, que é não apenas essencial como também uma condição de sobrevivência. “Vamos nos unir para transformar o Centro em um templo da cultura e formação cooperativista”, ressaltou.
Conforme o presidente do Sescoop nacional, Marcio Lopes de Freitas, a inauguração é um marco para o cooperativismo brasileiro. “Vocês estão de parabéns, pois estão construindo um cooperativismo sério com lideranças capazes de inaugurar esse Centro. Tenho certeza que, mais do que melhorar a gente do cooperativismo no Rio Grande do Sul, vai formar gente no Brasil inteiro”.
O Centro de Formação Profissional Cooperativista conta com salas de aula para cerca de 45 pessoas cada, auditório com 139 lugares, laboratório de informática para 40 alunos, sala de reuniões e professores, secretaria, tesouraria, biblioteca, área de lazer e convivência, estacionamento com 62 vagas cobertas, etc. Já no dia da inauguração, o local teve seu primeiro evento: o Seminário Estadual de Cooperativismo Habitacional, que reuniu mais de 100 pessoas.

Conteúdos Relacionados