Escoop Saúde finaliza Missão ao Vale do Silício
Durante cinco dias, de 29 de abril a 3 de maio, 38 dirigentes e associados de cooperativas do ramo Saúde, integrantes dos Sistemas Unimed e Uniodonto, participaram de uma Missão ao Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde tiveram acesso ao mundo da inovação e tecnologia, com o objetivo de buscar subsídios para estimular o processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul. Além dos associados às cooperativas, participaram da Missão o superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor técnico sindical da Ocergs e presidente da Federação Uniodonto/RS, Irno Pretto, além do diretor-geral da Escoop, Mário De Conto e o coordenador de Graduação e professor da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira.
Conectados ao ambiente de inovação, os participantes tiveram acesso ao ecossistema de startups, aceleradoras, incubadoras e centros de inovação, sempre com o objetivo de buscar um ambiente mais flexível e horizontal, adaptado às necessidades atuais. Conduzidos pela Startse, empresa contratada pelo Sescoop/RS, os participantes foram impactados pelas novas tecnologias e novas formas de gestão e modelos de negócios. Na Missão organizada pela Escoop Saúde, a comitiva visitou ambientes e assistiu a palestras sobre assuntos específicos de sua área de atuação, como capacidade do cérebro, aplicação da realidade aumentada na área da saúde e o futuro da robótica na medicina. A inteligência artificial, o futuro do trabalho e o empreendedorismo também foram abordados pelos mais renomados profissionais em atuação no Vale do Silício, alguns destes temas com aplicação transversal nas cooperativas e nas instituições de ensino superior.
Para o diretor-geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Mário De Conto, o objetivo foi alcançado. De Conto disse que se buscou integrar as cooperativas com o ecossistema de inovação em um modelo moderno e atual. “Aqui nos EUA as universidades fazem parte desse ecossistema de inovação e levam para o setor privado todo o conhecimento científico gerado no mundo acadêmico. Esse é um modelo que queremos reproduzir no Brasil e a Escoop está disponível para fazer parte desta inovação, que é levar para as cooperativas do Rio Grande do Sul o que é mais atual nesta questão de startups. Queremos aproximar as cooperativas do que é mais moderno hoje”, disse o diretor.
Sensibilizar para o poder da inovação e a importância da viabilização de um ecossistema favorável para que ela ocorra nas cooperativas, foi um dos objetivos destacados pelo professor Carlos Alberto Oliveira de Oliveira. “Foi uma semana incrível, com muitas oportunidades de conhecermos negócios, startups, espaços de coworking, incubadoras, aceleradoras e ambientes inovadores. Junto com as cooperativas de Saúde e o Sescoop/RS, buscamos aqui inspirações para novos aprendizados, levar o empreendedorismo para dentro de nossas cooperativas, utilizando a educação como meio para isso acontecer”, sintetizou Oliveira. O professor destacou ainda que a Escoop objetiva buscar mais aprendizados como estes para a inovação ser um processo mais natural dentro de nossas cooperativas.
O conselheiro administrativo do Sescoop/RS e diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Federação Unimed/RS, José Milton Mirenda, destacou a exponencial ação da Escoop Saúde. “Só temos a agradecer. Estamos participando de um evento histórico, pois é o primeiro grupo de cooperativas de Saúde do RS que vem até aqui, buscando um desenvolvimento para as Unimeds e Uniodontos, para ver o que podemos levar as nossas cooperativas pensando no futuro. Um agradecimento especial ao Sescoop/RS. Certamente novas gerações virão até aqui, mas que nós agora possamos levar e facilitar em nosso Estado a evolução de startups que busquem a evolução da nossa saúde”, concluiu.
Júlio César Córdova Maciel, presidente da Uniodonto Porto Alegre, avaliou como extremamente válida a missão para o Vale do Silício. Segundo o dirigente vários fatores contribuíram para o sucesso dos trabalhos em solo americano. “Primeiro, o reconhecimento que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Escoop estão dando para as cooperativas de saúde. As cooperativas do Sistema Uniodonto e Unimed irão colaborar muito com o sistema cooperativo de saúde do Rio Grande do Sul a partir deste networking. Bem verdade que ficamos extasiados com tudo o que vimos aqui, é muito diferente da nossa realidade. Temos que, a partir de agora, buscar com nossos cooperados e colaboradores uma mudança de cultura. Aprendemos muito com essa disrupção e vamos buscar transformar a nossa Uniodonto”, sintetizou.
Após a viagem, será realizado na Escoop um seminário de avaliação da Missão e traçados os próximos passos do projeto, com a verificação do aproveitamento dos conhecimentos adquiridos no dia-a-dia das cooperativas.