fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Robô promove aumento na  qualidade de vida no campo

Robô promove aumento na qualidade de vida no campo

 

Reconhecida no mercado por produzir produtos alimentícios de alta qualidade, a Piá também vem apostando em pesquisas e tecnologias para facilitar a vida dos seus associados. Recentemente, a Cooperativa, através da AgroPiá, comercializou o VMS 300 da DeLaval, um robô de ordenha conectado a outros sistemas. “Ele permite a automação de toda a produção de leite, desde a alimentação dos animais, higienização do ubre, ordenha e gerenciamento da propriedade”, explica o presidente da Piá, Jeferson Smaniotto. Com a tecnologia, é possível ter uma visão 360º da fazenda, além de poder contar com um técnico treinado pela DeLaval que prestará o serviço de assistência necessário. A robotização traz vários benefícios para a propriedade rural, como o aumento da quantidade ordenhada por dia e a redução do tempo gasto com a atividade. “Desta forma, o produtor ganha tempo para administrar o negócio, focando em metas que vão gerar maior ganho e resultados”, avalia Smaniotto.

Proprietário da Granja Neumann, o associado Gerson Neumann é o primeiro a adquirir o equipamento em Nova Petrópolis e região. Instalado no final de outubro, o sistema de robotização já apresenta resultados. De 1,2 mil litros de leite coletados diariamente, o número passou para 1,5 mil. “Outra facilidade é que não temos mais o compromisso com a ordenha, pois o robô opera 24 horas. Isso faz com que tenhamos tempo para pensar estratégias de negócios, executando-as com excelência”, afirma o produtor.

Há 25 anos focada no projeto leite, sendo, destes, 24 como associada da Piá, a Granja Neumann possui 96 vacas, sendo 51 em lactação. “A decisão em investir no robô de ordenha está diretamente ligada ao fato de que amo a atividade leiteira, assim como minha família toda, que também trabalha aqui. Nossa dedicação sempre foi total e seguíamos os horários de ordenha rigorosamente, o que fazia com que não pudéssemos nem tirar férias juntos. Com a robotização, teremos mais qualidade de vida. O que representa valor para nós”, explica Neumann, que completa: “Hoje, as expectativas para o futuro são as melhores. Nós acreditamos na mudança e acreditar é fundamental para que a mudança ocorra”.

Smaniotto destacou, ainda, que, para a Piá, é motivo de orgulho acompanhar o crescimento de seus produtores e seus investimentos em tecnologia e inovação. “A Piá fomenta a tecnologia e a inovação na região, a partir da disponibilização de equipamentos que garantem mais eficiência e qualidade para o setor leiteiro”, avalia, e completa: “Certamente, a Granja Neumann e todos aqueles que acreditam em mudanças, e investem nisso, terão um futuro promissor”.

Conteúdos Relacionados