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Sicoob e Sicredi são destaque no Prêmio Banking Transformation 2021

Sicoob e Sicredi são destaque no Prêmio Banking Transformation 2021

A 17ª edição do Banking Transformation - Relatório Bancário, uma das premiações mais importantes e respeitadas do setor financeiro do Brasil,  contribuindo para o aprimoramento do setor anunciou o Sicoob como o vencedor da categoria “Inclusão Financeira”, com o case “Sisbr 20 anos” e o Sicredi com o case ‘Implantação do Whatsapp Enterprise + Theo’. A cerimônia aconteceu segunda-feira (6), de forma presencial e on-line. Ao todo, 231 cases concorreram à premiação.

O prêmio tem como objetivo promover, incentivar e valorizar as principais iniciativas e melhores cases das instituições. Este ano, o Sisbr – Plataforma de Serviços Financeiros do Sicoob –, que ao longo de duas décadas passou por um processo contínuo de aprimoramento e melhorias, foi o vencedor. Ele tornou-se um ecossistema completo de soluções tecnológicas para atendimento personalizado e humanizado nas cooperativas.

Atualmente, a rede de cooperativas financeiras que integram o Sicoob soma mais de 3,6 mil pontos de atendimento, localizados em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Além da atuação presencial, essas cooperativas contam com um completo ecossistema digital para atender os seus mais de 5,8 milhões de cooperados.

Construído em tecnologias modernas, o Sisbr é operado a partir de robustos datacenters distribuídos geograficamente em Brasília, que conferem a solidez e confiabilidade para os rigorosos padrões de automação em instituições financeiras de grande porte. A solução conta com módulos responsivos e adaptados às diferentes realidades e sazonalidades de um país de dimensões continentais.

Segundo Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia do Sicoob, o Sisbr ao longo dos anos passou por um processo contínuo de aprimoramento e tecnificação e hoje é um core (sistema de gestão) financeiro completo de soluções digitais e ferramentas que possibilitam os mais de 40 mil funcionários manterem o engajamento e relacionamento com os cooperados. Assim, possui seis plataformas que contemplam diversos serviços financeiros necessários para o desenvolvimento das cooperativas, sendo: Plataforma de Negócios; Canais Convencionais e Digitais; Pagamentos e Recebimentos; Gestão Empresarial; Gestão de Riscos e Compliance; e Plataforma Analítica.

O Sisbr tem uma importância fundamental no crescimento dos negócios das cooperativas, pois automatiza os diversos processos, operacionaliza os produtos e entrega uma experiência fluída aos cooperados. A TI do Sicoob trabalha literalmente orientada ao negócio, com os times dedicados na implementação de soluções para atender as necessidades dos cooperados e apoio integral nos períodos das campanhas comerciais. “Em novembro deste ano contabilizamos mais de 1 bilhão de transações realizadas pelos cooperados nos canais de atendimento”, informou Vilaça.

Por meio do App Sicoob, principal canal de relacionamento dos cooperados responsável sozinho por 80% das transações, é possível realizar a abertura digital de contas de pessoas físicas e MEIs, a associação digital e a utilização de mais de 200 serviços. É a plataforma financeira na palma da mão do cooperado.

O Sicoob também obteve excelente resultado nos pagamentos feitos com tecnologias contactless (aproximação de cartões). Ao longo de 2021, foram 70 milhões de pagamentos nas funções crédito e débito por aproximação, sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha, totalizando cerca de R$ 4,3 bilhões nesta operação. Além disso, notou-se um crescimento de mais 1.000% comparado ao mesmo período do ano anterior.

Executivo destaque
A noite de premiação para o Sicoob também rendeu uma celebração ao diretor de TI do CCS, Antônio Cândido Vilaça Júnior. Ele recebeu o título “Personalidade Financeira” do ano pelo seu destaque na atuação pelo desenvolvimento e inovação tecnológica do Sicoob ao longo de mais de duas décadas, assim como a estratégica contribuição para acelerar a transformação digital da instituição financeira cooperativa, permitindo a inclusão digital dos cooperados em meio à pandemia.

Implantação do Whatsapp Enterprise + Theo

O Sicredi conquistou o Prêmio com o case ‘Implantação do Whatsapp Enterprise + Theo’, que envolve o uso de inteligência artificial para dar mais agilidade e eficiência ao atendimento, por meio do app de mensagens instantâneas.

A iniciativa foi a mais bem avaliada por um comitê composto por especialistas em inovação e no setor bancário. Para o superintendente de Relacionamento do Sicredi, Alceu Meinen, o reconhecimento premia toda a jornada de transformação digital que a instituição tem realizado ao longo dos últimos anos, a qual gerou um ambiente organizacional mais propenso à inovação.

“Nosso modelo de negócio é inovador por natureza, pois tem como base a colaboração entre as pessoas em prol do bem-estar comum há mais de 100 anos e a jornada mais recente da instituição, nos deixou muito mais leves e adaptáveis a novas tecnologias, por meio das quais aprimoramos a experiência dos nossos associados. Esta premiação nos dá ainda mais motivação, pois demonstra que estamos tendo sucesso no objetivo de gerar conveniência aos associados aliando as soluções digitais ao trabalho que é realizado em nossas mais de duas mil agências”, celebra Meinen.

Focado em proporcionar opções que facilitem a rotina dos seus mais de 5 milhões de associados, o Sicredi investiu no uso de inteligência artificial, surgindo o assistente virtual Theo, cujo nome é uma homenagem ao Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo brasileiro. Inicialmente, o assistente foi utilizado no atendimento aos mais de 30 mil colaboradores, passando também para o atendimento externo aos nossos associados por meio do Whatsapp.

Para desenvolver as competências e habilidades chave para a jornada cognitiva do Sicredi, a instituição criou, em 2019, um Centro de Cognição.  Essa estrutura é composta por especialistas de múltiplas áreas, como tecnologia da informação, negócios digitais, CX, UX, cientistas de dados e conteudistas, que acompanham, no dia a dia, os chamados realizados e treinam o assistente para aumentar o repertório de assuntos.

Somente no ano de 2021, até novembro, foram atendidos mais de 1,6 milhão de associados com mais de 4,5 milhões de protocolos de atendimento via Whatsapp. O assistente virtual Theo realizou no canal mais de 700 mil atendimentos.

 “O Sicredi segue crescendo e conectando mais pessoas em diferentes localidades do Brasil, o que reforça a necessidade de levar cada vez mais inovação para as cooperativas e associados e mostrar à sociedade os benefícios de uma alternativa mais colaborativa e transparente no mercado financeiro”, finaliza Meinen.

Fontes: Assessorias de Comunicação Sicoob e Sicredi

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