Cooperativas gaúchas apresentam pleitos para o Ministro da Agricultura na Expointer

Cooperativas gaúchas apresentam pleitos para o Ministro da Agricultura na Expointer

Apoio do Governo Federal na concessão de crédito para financiamento dos produtores rurais associados que enfrentam dificuldades por conta da estiagem e das altas taxas dos insumos. Esta foi a principal pauta apresentada por dirigentes das cooperativas agropecuárias gaúchas na Casa do Cooperativismo, na Expointer, nesta quinta-feira (31/8), com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

“Nós estamos avançando nos pleitos apresentados em Brasília/DF em relação ao endividamento e formaremos grupos técnicos para discutir soluções junto ao Governo Federal. Alinhado ao Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, o programa RSCOOP150, estamos trabalhando no sentido de buscarmos ampliar linhas de crédito e financiamento para auxiliar o setor”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

O ministro enfatizou a disponibilidade do governo em buscar alternativas que atendam o setor. “Estamos aqui para construir com vocês uma solução, trazendo alternativas que irão auxiliar os produtores e o sistema cooperativo”, comenta o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Mulheres do cooperativismo

No Palco Pitch Coop, o dia foi delas, mulheres protagonistas do cooperativismo. A gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Motta, trouxe de forma didática a importância da gestão orientada a dados. Ela pontuou os benefícios da análise dos dados para embasar melhores decisões dentro das cooperativas.

Em seguida, Fabíola juntou-se à presidente do Conselho Administrativo do Sicredi Conexão e diretora da Ocergs, Angelita Cardoná, para debater o protagonismo da mulher no cooperativismo. Diante de uma plateia repleta de outras mulheres, elas abordaram a ideia de pertencimento e inclusão, enfatizando a importância de gerar resultados que beneficiem toda a sociedade, criando assim, um ambiente em que todas podem crescer.

Casa do Cooperativismo na Expointer

A Casa do Cooperativismo, localizada na entrada principal do Parque de Exposições Assis Brasil, passou por uma reformulação completa para receber visitantes, representantes do setor e autoridades. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma experiência única, mostrando o que é produzido dentro das cooperativas e fazendo uma viagem no tempo pela história pioneira do cooperativismo no Rio Grande do Sul.

A sexta-feira será movimentada. Na programação, debates sobre ESG e Compliance, Diálogos transgeracionais sobre sucessão familiar no campo e Gestão e Governança.

Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de tudo que tá acontecendo em tempo real!

Conteúdos Relacionados