Ex-secretários da Agricultura do Rio Grande do Sul participam de almoço na Expointer
Ex-secretários da Agricultura do Rio Grande do Sul, com o atual titular da pasta, Domingos Velho Lopes, foram recebidos em um almoço na casa do Cooperativismo, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e fazia parte da programação oficial da 45ª Expointer. O ex-ministro da Agricultura no governo Emílio Garrastazu Médici, Luís Fernando Cirne Lima, também esteve presente.
Como anfitrião, em seu primeiro ano como presidente do Sistema Ocergs, entidade co-promotora da Feira, Darci Hartmann, comentou da alegria de promover reencontros em uma Expointer de retomada como esta. "A casa da Ocergs é a casa do cooperativismo e o cooperativismo é feito de pessoas e abraços. Estamos começando um nova gestão e queremos ser cada vez mais propositivos para promover o crescimento das cooperativas e, consequentemente, o desenvolvimento do nosso Estado. Sejam bem-vindos e contem conosco!", finalizou.
Entre os ex-secretários, o mais antigo a participar do evento foi Odacir Klein, titular em três oportunidades: entre 1987 e 1988, no governo de Pedro Simon, entre 2003 e 2007, durante o mandato do ex-governador Germano Rigotto, e brevemente em 2018, no governo de José Ivo Sartori. “As eventuais diferenças ideológicas não prejudicaram em nada os avanços na agricultura gaúcha. Esta reunião é realmente simbólica, porque representa bem o que ocorreu em termos de organização da Expointer”, disse Klein.
O atual secretário classificou o evento como uma homenagem. “Todos eles trabalharam em prol do setor agrário, dos produtores rurais. Temos diferenças, mas muito mais semelhanças. O intuito foi criar um ambiente de confraternização, também para homenagear as pessoas que contribuíram para que a Secretaria Estadual de Agricultura chegar onde está hoje”, afirmou Domingos. Já o secretário-adjunto da Seapdr, Rodrigo Rizzo, ressaltou a valorização do legado dos participantes do almoço. “Nada mais justo do que valorizarmos aquelas pessoas que dedicaram seu tempo a esta atividade, que é tocar a Secretaria da Agricultura”, comentou.
Com informações de Correio do Povo