cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS NEGÓCIOS

Governador visita fábrica de leite em pó da Cosuel e anuncia repasse de recursos

       O governador do Estado, Tarso Genro, esteve também na sexta-feira (26/10) em visita as instalações da fábrica de leite em pó da Cosuel, em Arroio do Meio. Acompanhado dos secretários Ivar Pavan, do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e de Luiz Fernando Mainardi, da Agricultura, Tarso visitou as instalações e anunciou o repasse de R$ 5 milhões do BRDE para investimentos na fábrica. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, representou o setor cooperativo gaúcho na solenidade.


      Durante a visita da comitiva governamental à fabrica de leite em pó da Dália Alimentos, Tarso falou sobre o valor do sistema de produção cooperativado e da iniciativa do governo do Estado em conceder subsídios que contribuem para o desenvolvimento do setor primário. Para ele, “o sistema de cooperativas é o que dá sustância à economia, ao desenvolvimento não só financeiro, mas o desenvolvimento econômico-social, que é o que o governo, em última análise, pretende desenvolver”, argumentou o governador sobre a importância das cooperativas no cenário produtivo do Rio Grande do Sul. “Nós defendemos uma tese de que o desenvolvimento só existe quando ele nasce da base, quando vem da micro e pequena produção, a geração de valores”, completou.

      O governador salientou também que o projeto administrativo do Estado está integrado à visão do sistema de cooperativas. Tarso citou o trabalho do Banrisul, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e do Badesul Desenvolvimento, como operadoras de crédito para projetos que visam o desenvolvimento. “O impulso para o desenvolvimento vem da comunhão de diversos fatores: da inteligência produtiva, que vem da escola; da administração pública, voltada para o seu território e sua base social, e da energia financeira que o Estado pode oferecer.”

      “São investimentos gerais e também para a ampliação da fábrica, obra que já foi pensada desde a inauguração este ano”, explica o presidente da Cosuel, Gilberto Antônio Piccinini. Uma comissão de moradores de Arroio do Meio aproveitou a ocasião para entregar um manifesto ao governador. O representante da comunidade que vive no limite entre as cidades de Arroio do Meio e Capitão, Rubino Rahneier, entregou a Tarso Genro um documento assinado pelos dez moradores mais velhos da localidade. No papel, eles solicitavam mais agilidade na obra no asfaltamento que liga os dois municípios.
 

 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.