cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS NEGÓCIOS

Lançamento do Cartão BNDES Agro reúne associados de cooperativas

Lançamento do Cartão BNDES Agro reúne associados de cooperativas

Um incentivo ao desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar. A frase usada por dois associados do Sicredi que participam de um projeto piloto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sintetiza o papel do Cartão BNDES Agro. O produto foi lançado nesta quarta-feira (30/8), na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 40ª edição da Expointer.

O Cartão BNDES Agro é voltado à agropecuária e poderá financiar pessoas físicas que atuam no setor. Até então, financiavam-se apenas investimentos das micro, pequenas e médias empresas. “Trata-se de um produto complementar ao portfólio que custeia a agropecuária e que chega para desburocratizar a aquisição de insumos e equipamentos. Ele elimina boa parte do processo manual e do tempo antes necessários para as operações”, explica o diretor de crédito rural do BNDES, Ricardo Ramos.

Segundo Ramos, com o cartão BNDES Agro, a instituição consegue de fato chegar naquele produtor rural que precisa de recursos de forma mais livre, menos direcionada. “Isto é um marco importante para o BNDES, tão importante para o BNDES como é para o próprio pequeno produtor, porque ele vai ter um instrumento que vai poder comprar insumos, peças e realizar pequenos investimentos”, disse o diretor do BNDES, Ricardo Ramos.

Ainda de acordo com o BNDES, o cartão segue em fase piloto mas pode ser lançado até outubro para toda a base de associados do Sicredi, do Sicoob e de outros agentes financeiros. Para as cooperativas do Sistema Sicredi, esse é considerado um avanço importante.  “Precisamos enxergar os nossos associados que trabalham no campo também como pessoas jurídicas. Embora em muitos casos eles não possuam um CNPJ, geram empregos e agregam renda para a comunidade”, reforça o presidente da cooperativa Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, que trouxe para o evento os dois associados participantes do projeto de desenvolvimento do produto.

Associado do Sicredi e produtor das culturas de morango e milho no município de Caxias do Sul, Cláudio Luiz Andreazza, já faz planos. Ele recebeu um dos cartões entregues no lançamento e participará do piloto. “Planejo adquirir uma plataforma para colher milho”, afirma o agricultor. Do mesmo município, veio o também associado do Sicredi e fruticultor Ronei Pasquali. “Fico feliz por participar do projeto e ainda mais por saber que o cartão vem cooperar para o crescimento da agricultura”, comenta Pasquali.

“O agronegócio está no nosso DNA, não por acaso fomos reconhecidos pelo próprio BNDES, pela quarta vez neste ano como o agente financeiro com o maior volume de financiamentos do Pronaf. A escolha para participarmos desse projeto piloto também reforça essa, que é uma das nossas vocações”, finaliza o presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Fernando Dall’Agnese.

Para o diretor de operações do Bancoob, Ênio Meinen, o BNDES é um agente financeiro fundamental para o desenvolvimento do agronegócio. “Preciso ressaltar a importância do papel do BNDES. Os recursos que o Sicoob traz aqui para financiar atividades ou equipamentos dos associados são providos fundamentalmente pelo BNDES, que respondem por 50% de todos os investimentos para o agronegócio, em torno de R$ 23 bilhões são providos pelo BNDES, que é um agente financeiro muito representativo e participativo na dinamização desse único setor que responde em intervalos de crise como esse que nós estamos vivenciando”, completo Meinen.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento cartão BNDES Agro, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; a presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha; representantes do BNDES; diretor executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares; e o diretor geral da Cabal, Cláudio Haalley.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Central Sicredi Sul Sudeste

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.