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Mais de 120 pessoas avaliam programas finalísticos do cooperativismo

Mais de 120 pessoas avaliam programas finalísticos do cooperativismo

O Sescoop deu início hoje à Semana Nacional de Capacitação da Área Finalística. O evento ocorre em Brasília e conta com a participação de mais de 120 técnicos das organizações estaduais e nacional, responsáveis pelas atividades de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento. O evento prossegue até sexta-feira, mas está dividido em duas etapas.

A primeira delas, teve início nessa segunda-feira (6/2) e ocorre até hoje (8/2), e tem por objetivo o alinhamento em torno dos processos de formação profissional, promoção social e monitoramento, visando ao suporte às organizações estaduais e, ainda, o fortalecimento da gestão das cooperativas. Pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, participam o gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, a analista técnica de Formação Profissional do Sescoop/RS, Nara Cavali e a analista técnica de Promoção Social do Sescoop/RS, Fernanda França. 

Paralelo à semana de avaliações dos processos finalísticos, está ocorrendo o 2º Encontro dos grupos de Trabalho da DGRV. Nos dias 7 e 8/2, profissionais do Grupo de Trabalho de RH se reuniram para discutir o alinhamento da ferramenta PDGC como foco no critério pessoas. Na sequência, o gerente do Projeto de Cooperação DGRV, Arno Boerger, apresentou práticas e indicadores de RH na Alemanha. Após as apresentações foram discutidas práticas e desafios do setor. O analista administrativo da Ocergs, Matheus Dias e a supervisora de RH da Cotripal, Cristina Lasch apresentaram os resultados do projeto de cooperação bilateral com a DGRV no Rio Grande do Sul.

Com a presença de representantes do Sescoop Nacional, das unidades do RS, Paraná, São Paulo e Espírito Santo, foram apresentados os organogramas de cooperativas presentes no evento. Após, ocorreu a discussão sobre a padronização da descrição dos cargos: Gestor de RH, Auditor Interno, Agente de Desenvolvimento Cooperativo (ADC) e Agente de Desenvolvimento Cooperativo (ADH).

O grupo de Recursos Humanos elencou um cockpit (indicadores do setor de RH) para uso da cooperativa em processos decisório, para elaboração do planejamento estratégico.

Já as atividades da segunda etapa serão realizadas nos dias 9 e 10, com a finalidade de promover o alinhamento e a capacitação de avaliadores para a 3ª edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Na pauta, o encontro do Grupo de Trabalho (GT) estratégico, com debate sobre o Programa de Autogestão e sua aplicabilidade junto às cooperativas agropecuárias.

Neste GT também será desenvolvido um cockpit (indicadores econômico financeiros) para uso das cooperativas em processo decisório. Além deste tema, foi apresentado uma proposta de benchmarking a partir da ferramenta GDA para cooperativas agropecuárias. Pelo Rio Grande do Sul, além do gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo, e do analista administrativo da Ocergs, Matheus Dias, participou a gerente de Controladoria da Cooperativa Piá, Gisela Schaffer. Além do RS, participam os estados: Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

 

DA PAUTA

Dentre os assuntos a serem trabalhados ao longo do evento estão: o alinhamento dos programas nacionais finalísticos e também da diretriz de cadastro de instrutores; novidades sobre o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2017 e sobre o Dia C e, ainda, casos de boas práticas de gestão dos programas nacionais (POC, PAGC, PDGC, GDA e GDH).

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema OCB

 

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