fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Sicredi Pioneira RS participa do Workshop de Boas Práticas 2016

Sicredi Pioneira RS participa do Workshop de Boas Práticas 2016

Gerente da área de Relacionamento da Sicredi Pioneira RS, Daniel José Hillebrand (e), e a assessora de Comunicação e Marketing da Cooperativa, Annelise Seibt Altreider (d) / Foto: Divulgação Sicredi Pioneira RS

Reconhecida na faixa prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015, a Sicredi Pioneira RS representa o Rio Grande do Sul no Workshop de Boas Práticas 2016. O evento, que teve início nessa quarta-feira (20/7), em Brasília (DF), conta com a participação de representantes das cooperativas vencedoras nas categorias ouro e prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015.

A intenção é que as cooperativas premiadas apresentem suas práticas inovadoras de gestão umas às outras, para que, desta forma, melhorem, fortaleçam e ampliem o resultado de seus processos. 

INSPIRAÇÃO – “Para a Sicredi Pioneira RS participar do Workshop de Boas Práticas é fundamental para se inspirar e identificar novas oportunidades de melhorias com as coirmãs e, ao mesmo tempo, poder compartilhar o caso do Serviço de Atendimento ao Associado (SAA) é uma forma de contribuir com a melhoria da relação das cooperativas com os associados. As trocas de boas práticas entre as cooperativas precisam ser intensificadas para fortalecer o nosso negócio”, afirma o gerente da área de Relacionamento da Cooperativa, Daniel José Hillebrand, que representa a Sicredi Pioneira RS no evento, junto com a assessora de Comunicação e Marketing, Annelise Seibt Altreider.

Foto: Divulgação Sicredi Pioneira RS

Essas iniciativas integrarão o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança, publicação da unidade nacional do Sescoop que apresenta as inciativas reconhecidas na edição 2015 do Prêmio.

MELHORIA – “Nossa intenção é possibilitar que as cooperativas vencedoras do Prêmio no ano passado, conheçam a solução adotada para problemas em comum. Temos muitas iniciativas que demonstram o comprometimento das cooperativas em melhorar, cada dia mais, sua gestão. Com criatividade e muita técnica, é possível ampliar os resultados por meio de medidas simples. E o que propomos aqui, durante estes dois dias de workshop, é promover a troca de experiências entre as vencedoras, por meio de um rico processo de intercooperação”, comenta a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira.  

PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS – O evento também conta com a participação do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e representantes de outras cinco unidades estaduais. O Rio Grande do Sul é representado pelo analista técnico do Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Leonardo Dangel.

SAIBA MAIS – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB. Em 2015 teve sua segunda edição. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras. 

Em sua segunda edição, o Prêmio contou com 246 cooperativas inscritas e reconheceu as melhores práticas de gestão e governança de 32 cooperativas de todo o País. “As 32 cooperativas reconhecidas com o Prêmio representam o universo do cooperativismo brasileiro. Hoje, mais de mil cooperativas de todo o País já participam do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). E nossa expectativa é de que, em cinco anos, as mais de seis mil cooperativas do País tenham aderido ao Programa”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Tanto é que, para concorrer ao Prêmio, a cooperativa deve primeiramente aderir ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).  “O Sescoop é uma entidade que foi criada com os fins e os objetivos muito claros, de capacitar, de formar melhor o corpo funcional das cooperativas. Pensando nisso, o Sescoop criou o PDGC. Trata-se de um caminho para que as cooperativas alcancem a excelência em gestão, ponto que hoje é determinante para se firmarem em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.

SOBRE A SICREDI PIONEIRA RS – Primeira cooperativa de Crédito da América Latina, com 113 anos de história, a Sicredi Pioneira RS, com sede na região das Hortênsias, em Nova Petrópolis, conquistou pela segunda vez o troféu do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). 

A Cooperativa atua nas regiões da Serra Gaúcha, Vale do Sinos e Vale do Caí, estando presente em 21 municípios. Com um quadro de 115 mil associados e 520 colaboradores, a Sicredi Pioneira RS foi reconhecida na faixa Prata, representando o Rio Grande do Sul na premiação em 2015. O presidente da Cooperativa, Márcio Port, que esteve acompanhado do diretor executivo da Cooperativa, Solon Stahl, recebeu o troféu das mãos do embaixador especial do Cooperativismo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO ASSOCIADO (SAA) – O caso de sucesso da Sicredi Pioneira, compartilhado com as demais cooperativas presentes no Workshop, trata-se de um canal de comunicação entre a Cooperativa de Crédito, seus associados e usuários, interligando as áreas internas da Cooperativa e unidades de atendimento.

Tem como objetivo atender atentamente e criticamente as sugestões, reclamações e/ou elogios dos associados através de canais específicos e transformar as informações coletadas em melhorias. Também envolve as áreas da Cooperativa e do sistema, através do método PDCA de melhoria contínua, analisando os processos relacionados às reclamações, possibilitando o aperfeiçoamento dos produtos, serviços, processos e atendimento.

Fotos: Sistema OCB

Conteúdos Relacionados