Unimeds gaúchas são destaque em índice da ANS
O Sistema Unimed lidera, por mais um ano, o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2022 referente ao ano-base 2021), avaliação oficial do setor de planos de saúde realizada anualmente pela agência reguladora. Das 60 operadoras que obtiveram nota máxima no índice, 53 são Unimed. Dessas, 11 são gaúchas. No total, 235 operadoras do sistema cooperativo se classificaram nas melhores faixas de desempenho. Os resultados foram divulgados na sexta-feira (23) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O IDSS das Unimeds gaúchas
No IDSS base 2021, das 22 operadoras Unimed do Rio Grande do Sul, 11 obtiveram nota 1,0 (considerada a máxima). Cinco obtiveram notas entre 0,8 e 0,99, e sete, entre 0,7 e 0,79. “Historicamente nossas cooperativas, na sua maioria, obtém boas ou ótimas notas no IDSS, vemos evolução a cada ano, o que nos mostra que nossos esforços de gestão têm dado resultado”, comemora o vice-presidente de Integração e Relações Estaduais da Unimed Rio Grande do Sul, Jorge Martines.
Confira a lista das cooperativas com nota máxima:
- Encosta da Serra/RS
- Erechim
- Fronteira Noroeste/RS
- Nordeste RS
- Noroeste/RS
- Missões/RS
- Operadora/RS
- Região da Campanha/RS
- Vale das Antas, RS
- Vale do Sinos
- Vales do Taquari e Rio Pardo
Sobre o IDSS
O índice avalia, de forma compulsória, as empresas atuantes no mercado por meio de 33 indicadores, organizados em quatro dimensões que cobrem todos os aspectos da operação de planos de saúde. São elas: Qualidade em Atenção à Saúde, Sustentabilidade no Mercado, Garantia de Acesso e Gestão de Processos e Regulação. A edição deste ano tem como base informações e indicadores de desempenho das operadoras ao longo de 2021. As notas variam de zero até 1,00, sendo as melhores faixas ocupadas por operadoras com avaliação superior a 60% (ou notas acima de 0,60).
De acordo com a ANS, para o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2022, ano-base 2021, foram avaliadas 902 operadoras de planos de assistência médico-hospitalar e odontológicas, das quais 844 atenderam aos requisitos para ter sua pontuação publicizada. A nota média do setor foi de 0,8128, considerada a melhor marca desde 2013. O índice é parte do programa para induzir a qualidade do setor e ampliar o acesso a informações por parte da sociedade. A divulgação periódica também permite aos beneficiários comparar o desempenho das operadoras, fortalecendo seu poder de escolha.
Fonte: ANS e Assessoria de Imprensa da Unimed do Brasil