fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

4º Epecoop é aberto oficialmente


Aconteceu hoje, 8 de outubro, a abertura do 4º Encontro de Presidentes e Dirigentes de cooperativas (Epecoop), no Weiand Hotel, em Lajeado. Promovido pelo Sescoop/RS, o evento tem o objetivo de discutir os cenários econômicos e apresentar modelos de gestão cooperativa.


A abertura do evento foi realizada pelo diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires, que em nome da diretoria da entidade agradeceu a todos e falou sobre a missão do evento. “A situação que vive o nosso Estado, o País e o mundo, nos aponta para uma saída através da cooperação e da convergência. Nesse sentido, desejamos que todos aproveitem o evento e que nós, cooperativas dos mais diferentes ramos, possamos promover uma integração e interação a toda a sociedade urbana e rural para que compreendam que no cooperativismo há a saída mais viável para a crise em que nos encontramos.


Em seguida, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou números expressivos do cooperativismo e agradeceu a todos a presença, afirmando que a presença de todos representa o poder de união do cooperativismo. “Vamos nesse evento, conhecer e analisar os cenários econômicos do nosso estado para então com mais sabedoria, melhor gestão e governança ética e responsabilidade social desvendar os caminhos que levam à superação de nossas dificuldades”, afirmou.


E ainda, através de dados mostrou a importância do Sistema S para o país, defendendo a não redução de 30% da verba do Sistema, proposto pelo governo federal. “Vamos mostrar que juntos seremos sempre mais fortes. Espero que esse evento colabore para que os gaúchos possam cada vez mais vencer as dificuldades e desenvolver ainda mais o Estado. O cooperativismo é a grande força do Rio Grande”, concluiu.


Na sequência, o prefeito do município de Lajeado, Luis Fernando Schmidt, saudou a todos, falou da importância das discussões promovidas pelo evento e agradeceu às cooperativas pelo papel que desempenham no desenvolvimento do município, considerado como sendo o que possui melhor qualidade de vida e distribuição de renda. “Lajeado é o que é pela agricultura familiar e pela lógica das cooperativas. Onde tem distribuição de renda, tem cooperativa. Onde tem salário mais digno, tem cooperativa. Onde tem recursos públicos e/ou privados melhores cuidados, tem cooperativa. É por isso que esse encontro deve servir para a medição da crise momentânea do estado, estabelecendo a verdadeira condição em que vivemos”, concluiu.


Em seu pronunciamento, o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, comentou sobre a importância de eventos como esse e do papel das cooperativas no desenvolvimento do Estado. “Temos desafios pela frente, mas em um encontro dessa natureza é possível debater os caminhos e alternativas para ultrapassá-los. As dificuldades e desafios existem para serem vencidos. E o governo do estado conta com o sistema cooperativo para caminhar juntos rumo ao desenvolvimento do Estado”, concluiu. Por fim, o deputado Elton Weber, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, e os 55 deputados da Frencoop estadual, falou da importância do evento para ultrapassar os momentos de crise. “A sociedade democrática será melhor se estiver alicerçada no pilar do cooperativismo”, afirmou.


Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, o deputado estadual e secretário da Agricultura, Ernani Polo, Tânia Zanella, representando o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o assessor da diretoria do BRDE, Paulo Roberto da Silva, o presidente da Organização das Cooperativas do Mato Grosso, Onofre Cezário, uma comitiva do Estado do Maranhão e do Peru, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier. E ainda, a diretoria da Ocergs: Orlando Muller, Margaret Cunha, Valdir Feller, Jânio Stefanello e Abel Paré.

Conteúdos Relacionados