Alceu Moreira apóia ajustes no Fundopem
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira, mostrou-se favorável às alterações na dinâmica do Fundo Operação Empresa (Fundopem)defendidas pelo cooperativismo. Em visita, hoje (05-09) ao estande Mundo Cooperativista Gaúcho, na Expointer, Moreira declarou que as cooperativas têm que estar em igualdade de condições com as empresas que vêm se instalar no Estado.
“No caso do leite, não pode haver privilégio às multinacionais em detrimento das cooperativas que estão aqui há 50 anos, protegendo o produtor”, disse o parlamentar.
O cooperativismo, através da Ocergs, defende que a concessão de incentivos a agroindústrias através do Fundopem esteja condicionada à aplicação de parte dos benefícios em programas de fomento à produção de matérias-primas.Também requer a participação de representante do setor cooperativista no conselho diretor do Fundopem e a extinção do fator de correção (UIF) da base de cálculo do ICMS, estabelecendo isonomia entre as novas empresas e aquelas já instaladas no Rio Grande do Sul.
Representação