Assembleia Legislativa presta homenagem à Cooperativa Certel
No período dedicado ao Grande Expediente na Sessão Plenária desta quarta-feira (09/10), o deputado Alexandre Postal prestou homenagem à Cooperativa de Eletricidade Rural de Teutônia Ltda., a Certel. Em seu pronunciamento, o parlamentar afirmou que “a Certel é a síntese do que há de melhor no cooperativismo do Rio Grande do Sul, estado destaque nesta área no Brasil”, disse o deputado. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen, recepcionou os convidados e dirigiu os trabalhos da Sessão Plenária que homenageou a cooperativa de Teutônia.
Criada em 19 de fevereiro de 1956, a Certel é a maior e a mais antiga cooperativa de eletrificação rural do país. Em 1º de maio de 2009, a Certel desmembrou-se em duas novas cooperativas: de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) e a Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel). As duas cooperativas possuem 1.350 colaboradores, 4.293 quilômetros de redes elétricas; 65.384 postes, dos quais somente 287 são de madeira; três hidrelétricas; 69 lojas de eletromóveis e materiais de construção; e mais de 11 mil assinantes de internet.
Ao longo de sua história, a Certel recebeu diversos prêmios, entre eles “Referência Estadual” do Prêmio Cooperativa do Ano 2012, na categoria Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Social, da Assembleia Legislativa; Distinção das 30 melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul, conforme a revista Amanhã, premiações que foram destacadas pelo parlamentar durante seu pronunciamento.
Em 2010, por meio do projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, que neutraliza e reduz a emissão dos gases de efeito estufa de entidades públicas e privadas, a Certel Energia foi agraciada com o prêmio Cooperativa do Ano 2010, concedido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Revista Globo Rural. Também conquistou a premiação meritória da Revista Guia Exame/Você S/A., destacando-se entre as 150 melhores empresas do País para os colaboradores trabalharem. Ainda foi classificada na pesquisa Marcas de Quem Decide, promovida, em 2011, pelo Jornal do Comércio.
“Em recente pesquisa de opinião junto aos consumidores de energia elétrica, 94,7% mostraram-se satisfeitos com o atendimento da cooperativa. Isso é um caso muito raro. Tanto a Certel como a Certel Energia são fundamentais, principalmente para as propriedades rurais que, com energia de qualidade, podem produzem alimentos com qualidade e em quantidade”, ressaltou Postal.
Projetos
Entre as ações da Certel, o deputado Postal destacou o Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, que concede o selo Carbono Neutro a instituições públicas e privadas; Projeto Mãos Dadas com a Saúde, em benefício dos hospitais; e o Programa Peso Leve, que estimula a reeducação alimentar e direciona a uma melhor qualidade de vida.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, disse que “estão de parabéns todos os associados desta valorosa cooperativa. É em função deles que a cooperativa existe e para eles que a direção e os conselheiros concentram seus esforços”, assegurou.
Compareceram à homenagem o presidente da Cooperativa, Egon Édio Hoerlle; o vice-presidente, Erineo José Hennemann; o vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo; o presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Gilberto Frigo; vice-presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Teutônia, Ido Sulzbach; entre outras lideranças locais; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o diretor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Gervásio Plucinski; e associados, conselheiros, diretores e colaboradores da Certel.
Participaram da homenagem, através de apartes, a deputada Marisa Formolo (PT), Miki Breier (PSB), Gerson Burmann (PDT), Lucas Redecker (PSDB), Jurandir Maciel (PTB), Silvana Covatti (PP), Cassiá Carpes (SDD) e Giovani Feltes (PMDB).
Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa.
Representação