fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Assembleia Legislativa presta homenagem ao centenário da Cooperativa Santa Clara na 35ª Expointer

No período do Grande Expediente da sessão do dia (29/08), o deputado João Fischer prestou homenagem ao centenário da Cooperativa Santa Clara, fundada em 1912, com sede em Carlos Barbosa. “O Parlamento homenageia hoje não apenas uma empresa, mas sim a união de uma comunidade, que, com a força do seu trabalho, constituiu uma das maiores e mais importantes cooperativas deste país e que é um dos grandes orgulhos dos gaúchos”, disse. Excepcionalmente nessa semana, o Parlamento realiza as sessões plenárias na Casa da Assembleia Legislativa na 35ª Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

 

História
O parlamentar resgatou aspectos históricos da cooperativa. Segundo ele, a trajetória da instituição teve início em 1911, quando 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara, na época, 4º Distrito de Montenegro e, hoje, Carlos Barbosa, decidiram instalar uma microempresa de queijo e manteiga, com o nome de "Latteria Santa Chiara”. No ano seguinte, conforme ele, a empresa foi transformada em cooperativa, com 32 fundadores. “A Santa Clara é a única cooperativa de laticínios no Brasil, ainda hoje, em atividade sem interrupção”, contou.

Atualmente, conforme Fischer, além de manter a qualidade dos mais de 200 itens das linhas de laticínios e frigoríficos, a instituição é um modelo para o cooperativismo. “O aspecto mais expressivo da Cooperativa Santa Clara é, sem dúvida, o atendimento esmerado aos associados, dirigido e orientado por uma filosofia que é praticada desde a sua fundação, qual seja o cooperativismo autêntico, onde o associado, como pessoa humana que é, é tratado como o alvo de todas as atenções, sendo importante, para isso, a sua congregação em núcleos e comitês”, afirmou.

 

Pioneirismo
De acordo com o orador do Grande Expediente, em cem anos de história a cooperativa foi pioneira em diversas iniciativas. Entre elas, conforme Fischer, está o trabalho de inseminação artificial do rebanho leiteiro no Rio Grande do Sul, iniciado em 1954, e a instituição da Crediclara, cooperativa de Crédito filiada a Sicredi, na década de 1980. A Cooperativa Santa Clara foi também a primeira indústria de laticínios no Rio Grande do Sul a ter o certificado ISO 9000, em 1999. Mais recentemente, em 2008, a empresa lançou o primeiro queijo do Brasil com microorganismos probióticos, segundo o deputado.

 

Presenças e participações
Associaram-se à homenagem, em apartes, os deputados Heitor Schuch, presidente da Frencoop/RS, Dr. Basegio, Maria Helena Sartori, Jurandir Maciel, Altemir Tortelli, Zilá Breitenbach e Pedro Westphalen.

Acompanharam a homenagem o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Bruno Sauthier; o presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), Jerônimo de Oliveira Junior; o prefeito em exercício de Carlos Barbosa, Gilberto Baldasso; o vice-presidente da Ocergs, Irno Pretto; o vereador de Carlos Barbosa, Jair Guerra; além de diretores e colaboradores da Cooperativa Santa Clara, entre outras autoridades.

Com texto da Agência de Notícias da ALRS – Fotos: Marcelo Bertani



 

Conteúdos Relacionados