fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Cooperativa Languiru realiza ação do Dia C

Cooperativa Languiru realiza ação do Dia C

 

A Cooperativa Languiru reuniu cerca de 600 mulheres no 11° Chá das Mães, realizado no dia 14 de maio. Tendo por local a Associação dos Funcionários, o encontro já é tradicional no calendário anual de eventos da Languiru e reuniu associadas, esposas, filhas, noras e mães de associados que residem na propriedade.

O 11º Chá das Mães foi inscrito pela Languiru no Dia de Cooperar, o Dia “C”, iniciativa do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), coordenada no Rio Grande do Sul pelo Sescoop/RS.

O Dia C tem por objetivo promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista. As cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolvem em suas localidades um elenco de ações, na forma de projetos, atividades e iniciativas, valorizando o trabalho voluntário e demonstrando a capacidade e o empenho do setor em promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de forma sustentável.

“Sinônimo do poder de construção coletiva e desenvolvimento que o cooperativismo carrega consigo, o Dia de Cooperar emerge como a marca definitiva de que as cooperativas brasileiras são agentes de desenvolvimento, transformando vidas e comunidades inteiras. É com essa motivação que queremos sensibilizar toda a população brasileira para os benefícios que o cooperativismo pode trazer”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

O vice-presidente Renato Kreimeier falou do valor da família. “Este é um encontro especial da ‘Família Languiru’, e a cooperativa valoriza muito a sua família. Cada um dos nossos associados e colaboradores é responsável por construir a Languiru que temos hoje, por isso valorizamos muito a nossa força de trabalho no campo, nas unidades industriais e comerciais, nos nossos pontos de venda”, frisou, destacando também a importância do cooperativismo para a economia, o desenvolvimento social e a qualidade de vida. “O planejamento da Languiru preconiza o crescimento conjunto”, finalizou. 

 

O Dia C 

Em 2015 o Sescoop/RS participa pela primeira vez do Dia “C”, criado em 2009, em Minas Gerais. Em 2014, 25 estados brasileiros aderiram à campanha. Juntamente com as unidades estaduais, o Sistema OCB mobilizou mais de 200 mil voluntários de 1.440 cooperativas. A campanha beneficiou cerca de um milhão de brasileiros que, além de conhecerem melhor o cooperativismo, tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos de promoção da cidadania.

O 11º Chá das Mães Languiru contabilizou cerca de 40 voluntários e beneficiou aproximadamente 600 pessoas. “O voluntariado, na prática, é doar-se ao próximo sem esperar nada em troca. Todo dia é dia de cooperar, o que ajuda as pessoas a crescerem como indivíduos, uma iniciativa daqueles que se unem para fazer o bem”, avaliou a gerente de RH da Languiru, Tânia Schardong.

Além de palestras, a programação da tarde ainda contou com a presença de voluntários da Famit, com manicure, maquiagem, medição da pressão arterial e vacinação das munícipes de Teutônia acima de 60 anos, além da Ervateira Ximango, com água quente e erva-mate à disposição. 

 

Crédito das fotos: Éderson Moisés Käfer

Conteúdos Relacionados