fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Cooperativas habitacionais procuram o governador interessadas em adquirir áreas do Estado

Cooperativas habitacionais procuram o governador interessadas em adquirir áreas do Estado

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi recebido, juntamente com dirigentes de cooperativas habitacionais gaúchas, pelo governador do Estado, José Ivo Sartori. Na pauta do encontro, que aconteceu no dia 8 de julho e foi intermediado pelo deputado Gilmar Sossella, integrante da Frencoop/RS, esteve a possibilidade de cooperativas habitacionais adquirirem áreas do Estado para a construção de moradias habitacionais. O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, também participou da audiência.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, estima em 15 mil unidades habitacionais a capacidade de construção via cooperativas habitacionais. “Estaríamos cumprindo com nossa função social e contribuindo para a diminuição do déficit habitacional no Rio Grande do Sul”, disse Perius. Estudos da Ocergs apontam que a maior dificuldade das cooperativas habitacionais é a aquisição das áreas, o que vem ao encontro de uma necessidade do Estado, que possui áreas ociosas ou de utilização deficitária. Perius apontou cerca de 25 imóveis aptos para serem negociados, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Por fim, apresentou um parecer do Tribunal de Contas que dispensa o Estado de licitação para a venda de imóveis para cooperativas habitacionais.

O governador Sartori saudou a iniciativa e lembrou que em seu governo, na prefeitura de Caxias do Sul, foram entregues oito mil imóveis em oito anos, de diferentes programas habitacionais. Como encaminhamento do pleito dos cooperativistas, solicitou que o secretário Minetto tratasse da pauta junto à Procuradoria Geral do Estado para um parecer oficial, bem como acompanhasse a pauta nas secretarias de Administração e Obras Públicas. Dentro de 30 dias deverá chamar um grupo de cooperativistas para dar prosseguimento ao assunto.

Participaram da audiência também diversos dirigentes de cooperativas habitacionais, como Luis Henrique Verner, administrador do Núcleo Cooperativista Habitacional de Farroupilha; Djaime Lemos, presidente da Cooperativa Habitacional Águas Claras; Dilço Batista Rodrigues, presidente da Cooperativa Novo Amanhã; Alex Sandro Alves da Cruz, presidente da Cooperativa Habitacional Vinhedos; e Alceu Rosa da Silva, presidente da Coohampa. O técnico do Sescoop/RS, Silvino Wickert, também participou da reunião.

Conteúdos Relacionados