fbpx

Cooperativismo de Trabalho está criando Selo de Qualidade

O sistema cooperativista nacional está montando um processo destinado a aperfeiçoar a atuação das cooperativas de trabalho em todo o país, agregando valor aos seus serviços e criando um diferencial que seja reconhecido pelo mercado e forneça garantia aos tomadores.

O Programa Nacional de Conformidade das Cooperativas (PNC) é resultado de uma discussão de alguns anos. Já em 2002 a Federação das Cooperativas de Trabalho do Rio Grande do Sul (Fetrabalho) propôs um modelo de certificação. Agora, a OCB vem aplicando o processo de forma experimental nos Estados de Minas Gerais e São Paulo e em Brasília.

As cooperativas que aderirem ao programa serão auditadas por organizações independentes do sistema cooperativista.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius, informa que no Rio Grande do Sul estão sendo agendados encontros para discutir a aplicação do programa.

Na opinião de Paulo Dias, presidente da Fetrabalho, a apresentação deste selo de qualidade à sociedade, demonstra a preocupação em aperfeiçoar cada vez mais o sistema cooperativista. Ele lembra que também há o desejo da justiça do trabalho e de alguns órgãos públicos, principalmente prefeituras, de que se institua esta certificação de qualidade garantindo bons serviços.

Conteúdos Relacionados