
Cooperativismo Gaúcho promove Café da Manhã da Frencoop
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu na manhã de hoje (10/12), no Centro de Formação Profissional Cooperativista (Escoop), um Café da Manhã da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop). Com a presença de dirigentes do Sistema e do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, dos atuais parlamentares integrantes da Frencoop, deputados estaduais e federais, o evento teve como pauta as propostas cooperativistas para os parlamentos e governos para o período 2015-2019 e a adesão à Frencoop dos eleitos.
A saudação inicial foi realizada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius que agradeceu a presença dos deputados e discorreu sobre a importância do trabalho realizado pela Frencoop na última legislatura. “O cooperativismo gaúcho agradece a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que, em 2014, criou onze legislações e possibilitou que juntos, transformássemos os projetos descentralizados em projetos cooperativistas”, afirmou.
Nesse sentido, Perius destacou o Fundopem que, através de oito projetos para as cooperativas, propulsionou as agroindústrias cooperativas. E ainda, dentro das dez propostas entregues aos presentes para o parlamento, ele solicitou especial atenção e auxílio dos deputados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para a implantação do Aprendiz Cooperativo no campo.
Em seguida, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, comentou sobre o contexto político atual vivido em Brasília, agradeceu a presença de todos e parabenizou a dedicação dos parlamentares com o cooperativismo. Também explicou sobre a constante busca da representação política das cooperativas e salientou: “A representação política não é participação política e sim a busca por pessoas (parlamentares) de qualquer partido político que possam representar os ideais e os interesses do sistema cooperativo e, consequentemente, das comunidades onde as cooperativas estão inseridas”, argumentou.
O atual deputado estadual presidente da Frencoop e deputado federal eleito, Heitor Schuch, conduziu a reunião e lembrou dos avanços conquistados pelo setor enquanto presidente da Frente na última legislatura. E ainda agradeceu a direção, conselheiros e empregados do Sistema que, durante este período o auxiliaram na condução dos trabalhos e se comprometeu, como integrante da Frente, a continuar o trabalho em benefício das cooperativas em Brasília.
Estiveram presentes o diretor técnico sindical e diretor-secretário da Ocergs, Irno Pretto e Paulo Pires, os diretores Orlando Muller, Margaret Cunha, Abel Paré, Valdir Feller, Querino Volkmer. Os deputados estaduais integrantes da Frencoop presentes foram João Fischer, Adolfo Brito, Ernani Polo, Carlos Gomes, os deputados estaduais eleitos Sérgio Turra, Liziane Bayer e Sérgio Peres; e o deputado federal eleito Afonso Motta. Estiveram representados por assessorias os deputados Márcio Biolchi, Lucas Redecker, Vinícius Ribeiro, Doutor Baségio, Edson Brum, Zilá Breitenbach e Ronaldo Santini.
Márcio Lopes de Freitas falou sobre a constante busca do Sistema OCB na representação política das cooperativas / Foto: Leonardo Machado
Representação