
Cooperativismo gaúcho recebeu comitiva de alemães da região da Saxônia
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e representantes dos ramos Infraestrutura e Agropecuário, receberam no dia 17 de novembro, na sede da Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC) uma comitiva de alemães da região da Saxônia, liderada pelo Cônsul-Geral no Consulado Geral em Porto Alegre, Stefan Traumann e pelo secretário do Meio Ambiente e Agricultura da Saxônia, Thomas Schmidt. A delegação é formada por pesquisadores e empresários. No encontro, foram tratados temas para futuras cooperações nas área agrícola, energia renovável e recuperação de água e solo. Participaram também do encontro o superintendente da Fecoergs, José Zordan, o presidente da Câmara Temática do Leite da Ocergs, Jeferson Smaniotto e o vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, além de técnicos da Fecoergs e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Traumann agradeceu a recepção e apresentou a delegação, alertando sobre os objetivos da viagem, que são a agricultura, energias renováveis e meio ambiente. Disse ainda que o grupo, formado por parlamentares, representantes do executivo, empresários e técnicos de cooperativas, possui total interesse em identificar pontos de possíveis negócios com as cooperativas gaúchas.
O presidente Vergilio Perius apresentou o cooperativismo gaúcho, destacando os ramos de atividades das cooperativas do Rio Grande do Sul e suas potencialidades, com destaque para o número de associados e o faturamento total, dando ênfase ao interesse do sistema em buscar parcerias com os alemães. Destacou também o projeto de cooperação com a DGRV, que já solidificou parcerias e projetos com o cooperativismo alemão em nosso Estado.
José Zordan, em nome das cooperativas de infraestrutura do RS e acompanhado de consultores da Federação, fez uma explanação do ramo. Em sua fala, demonstrou o interesse em conhecer como se desenvolveu o processo de investimento de energia eólica, ressaltando as dificuldades em implantação desse sistema em um país em desenvolvimento como o Brasil, e que as cooperativas gaúchas possuem interesse em conhecer como se dá o processo na Alemanha.
O deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS, disse que o parlamento gaúcho tem interesse em conhecer o processo de regulação da energia na Alemanha. Solicitou o acesso à legislação da Alemanha para conhecer melhor, via consulado ou ministério, para que possa estudar o assunto.
Jeferson Smaniotto e Renato Kreimeier relataram a atuação das cooperativas agropecuárias gaúchas, em especial no setor leiteiro. Temas como importação, exportação, oscilação de preços, e a dificuldade de produção de valor agregado, foram as temáticas apresentadas. Em nome da Languiru, Kreimeier discorreu sobre a experiência com o biogás, já implantado na cooperativa de Teutônia, em parceria com uma empresa alemã e fruto do projeto de cooperação bilateral do Sistema Ocergs-Sescoop/RS com a federação de cooperativas da Alemanha, a DGRV.
A comitiva alemã, que visitou entre outras autoridades o governador José Ivo Sartori, é integrada pelos deputados do Parlamento do Estado da Saxônia, Andreas Heinz e Marco Böhme; pelo Ministério de Estado do Meio Ambiente e Agricultura, Ronny Zienert, assessor do ministro; por Peter Nothnagel, de uma empresa para o fomento econômico e pelo representante da Federação das Cooperativas da Alemanha, Andreas Eisen, diretor do Departamento de Consultoria. A aproximação entre os dois estados iniciou em abril de 2015, com a visita do secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, na Alemanha. O segundo encontro ocorreu em durante a missão gaúcha à Europa, em outubro, que teve a participação do presidente da Fecoagro e diretor da Ocergs, Paulo Pires. Além de representantes do governo da Saxônia, integram o grupo pesquisadores e empresários das áreas de interesse comum entre os estados. A comitiva participa de rodadas de negócios entre empresários gaúchos e alemães e workshop, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha, em Porto Alegre.
Representação