Cooperativismo realiza audiência com o secretário da Fazenda do RS
Em audiência no dia 3 de março, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, estiveram reunidos com o secretário da Fazenda, Giovani Feltes. Na ocasião, os representantes do cooperativismo gaúcho apresentaram o documento “Plataforma para Governos e Parlamentos: 2015 a 2018”, produzido pela Ocergs em 2014.
Das dez propostas do documento, Perius deu ênfase para a realização de convênios com cooperativas de Crédito para prestação de serviços de arrecadação de tributos estaduais e acesso aos canais de desconto e consignação em folha, beneficiando os servidores públicos. E ainda, a compensação do ICMS devido pelas cooperativas, equivalentes a 50% do valor investido em assistência técnica, pesquisa e extensão rural, desde que devidamente comprovado o investimento.
Feltes já determinou que os técnicos da Fazenda analisem as proposições, reconhecendo a importância do cooperativismo para o crescimento da economia regional. As medidas integram uma lista de sugestões que o Sistema já apresentou ao governador José Ivo Sartori com o objetivo de fortalecer o cooperativismo gaúcho.
Integram ainda o documento propostas de incentivo ao ensino profissionalizante, parceria entre as cooperativas de saúde e o governo estadual, linha de crédito para renovação da frota de veículos de carga e maiores investimentos em energia elétrica para atender o produtor rural.
Participaram da audiência o secretário-adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins e o diretor da Junta de Coordenação Financeira, Flávio Pompermayer. Ainda durante o encontro, Feltes recebeu convite para participar da abertura da 16ª edição da Expodireto-Cotrijal, que acontece no próximo dia 9 de março, em Não-Me-Toque.
Representação