fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cooperativismo reunido para debater cenários da cadeia produtiva do leite

 

A cadeia produtiva cooperativa do leite esteve reunida na tarde de hoje (07/07) no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, durante a Piá Rural Show. A reunião debateu os cenários políticos, mercados de insumos para o leite e mercado de leite e derivados e contou com a presença do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto. Participaram ainda da mesa de abertura os presidentes da Fecoagro/RS, Paulo Pires, da cooperativa Piá, Gilberto Kny e do coordenador da Câmara Temática do Leite da OCB, Vicente Nogueira.

Em sua fala, o presidente da OCB ressaltou a importância das cooperativas estarem reunidas para discutir os cenários futuros do País, em áreas fundamentais de atuação do setor. “O cenário é bom, mas temos que ficar atentos. Temos que ter estratégia, ter um rumo único”, argumentou. Lopes de Freitas disse ainda que é necessário fortalecer as redes de relacionamento e que as cooperativas precisam fazer sempre o que é urgente, sem descuidar das questões que são importantes para suas estratégias de negócios. “Vamos discutir os cenários do mercado de leite, das commodities dos insumos, a ação do mercado e da política sobre o mercado”, finalizou, não sem antes saudar a forma como a Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul é conduzida pelo presidente Vergilio Perius e por sua diretoria. 

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou a iniciativa da OCB em reunir a cadeia do leite cooperativa brasileira em Nova Petrópolis, berço do cooperativismo nacional e ressaltou a força das cooperativas que atuam na cadeia do leite do RS, com presença significativa no encontro, destacando ainda que as cooperativas presentes estão se preparando para o futuro ao discutir questões tão relevantes para seus negócios, e por consequência, para seus associados.

A programação foi aberta com o tema “Cenário Político: Desafios, oportunidades e perspectivas”, por Eduardo Lima Queiroz, da gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB, que fez uma análise sobre o os cenários atuais e futuros da política no Brasil e destacou a atuação da OCB nas frentes parlamentares que atuam no Congresso Nacional e são de interesse das cooperativas brasileiras.

O sócio da Germinare Agronegócios, Vinícius Gomide, abordou o tema “Insumos: Mercado de commodities: oportunidade e perspectivas”, quando destacou as questões cambiais, de safra e mercado mundial das commodities.

No último painel da tarde, a pesquisadora do Cepea/Esalq-USP, Natália Salaro Grogol, abordou o cenário e fez uma análise do mercado de lácteos no Brasil.

Participaram ainda do encontro, representantes de cooperativas de leite das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do presidente da CCGL, Caio Vianna, do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, do presidente da Santa Clara, Rogério Sauthier, do presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, do secretário executivo da Cosulati, Raul Amaral e do coordenador da Câmara Temática do Leite da Ocergs, Jeferson Smaniotto.

 

Conteúdos Relacionados