Cosuel inaugura fábrica de leite em pó
A Cosuel de Encantado inaugurou nesta sexta-feira (15 de junho), com a presença de cerca de três mil pessoas, a unidade de produção de leite em pó, no município de Arroio do Meio, a 130 quilômetros de Porto Alegre. A fábrica foi construída em três anos e exigiu investimentos de R$ 64,4 milhões. A fábrica tem capacidade de receber 500 mil litros de leite/dia com uma produção de 60 toneladas diárias de leite em pó integral e desnatado, voltada para o mercado interno e externo. O bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Canísio Klaus, deu a benção às instalações.
Segundo o presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, o plano inicial é atingir a utilização plena da capacidade instalada em 2016. Disse ainda que a nova planta industrial da Dália irá proporcionar o crescimento da escala de produção e o aumento da produtividade leiteira das famílias associadas. Piccinini agradeceu ainda aos parceiros da cooperativa no empreendimento, à família que cedeu a área para a planta da fábrica, ao senhor Arno Kopereck, presidente da Cosulati, de Pelotas, que auxiliou com informações necessárias para a execução da obra, aos bancos financiadores e aos funcionários e associados da cooperativa. Por fim, disse que “a cooperativa promove o desenvolvimento econômico e social dos associados e funcionários, compromissos assumidos desde sempre pela cooperativa, e que acredita incondicionalmente que o cooperativismo é o melhor modelo econômico de ação coletiva para gerar e distribuir riquezas e melhorar a vida das pessoas”, lembrou.
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, enfatizou a importância da nova fábrica para a região e no cenário econômico do Estado, que garante também a sucessão rural com o fortalecimento dos associados. Ele mencionou os esforços que o governo federal vem fazendo para evitar que o Rio Grande do Sul seja prejudicado no comércio com o Mercosul. E lembrou que 2012 é o ano internacional das cooperativas: “Com cooperativismo forte teremos desenvolvimento forte”, comemorou. Mendes Ribeiro disse ainda que o Ministério deverá lançar um selo do cooperativismo.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou o aniversário de 65 anos da Cosuel, com a inauguração dessa moderna fábrica de leite em pó da Dália. Lembrou dos antepassados que iniciaram esta trajetória poderosa, e que a Cosuel atua com modernidade e tecnologia de ponta. Disse que hoje os associados da cooperativa são maiores que a Dália, pois acreditaram no sucesso da cooperação e construíram esta bela história. Por fim, salientou o diferencial da cooperativa, que é a presença constante ao lado dos associados, 365 dias por ano.
O superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Renato Nobile, saudou a presidência da Cosuel, os conselhos e associados da cooperativa, os parlamentares vinculados e apoiadores do cooperativismo, e trouxe um caloroso abraço aos associados da Cosuel em nome do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Pronunciaram-se ainda o prefeito de Arroio do Meio, Sidney Eckert, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal, o deputado federal Luiz Carlos Heinze e o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. Estiveram presentes também o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Augusto Pretto, o diretor superintendente da Cosuel, Carlos Alberto Freitas e os deputados federais Alceu Moreira, Jerônimo Goergen e Giovani Cherini; os deputados estaduais Ernani Polo, Edson Brum, Edegar Pretto, Luis Fernando Schmidt e Ronaldo Santini; e autoridades regionais e municipais.
65 anos da Cosuel
O presidente Gilberto Piccinini disse também que nos 65 anos da Dália Alimentos, a cooperativa Cosuel esteve sempre presente na região, desenvolvendo as famílias associadas, que sabem e reconhecem essa importância. Salientou que a Cosuel sempre manteve o mesmo foco daqueles que iniciaram a cooperativa. “Não há segredos, apenas muito trabalho e espírito inovador e empreendedor. O resultado está aqui para conferirmos, talvez seja o melhor momento da cooperativa, pois crescemos e nos atualizamos. Nossos associados e funcionários são sem sombra de dúvida nosso maior patrimônio”, finalizou.
Representação