fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Dia Internacional da Mulher é comemorado com encontro no dia 08 de março

       A Federação das Cooperativas de Trabalho do Rio Grande do Sul (Fetrabalho/RS) promoveu, com o apoio do Sescoop/RS, Sicredi e Cooperlogin, um encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Além de comemorar a data, o evento marcou a inauguração do auditório do Centro de Formação Profissional Cooperativista, que já está equipado com as ferramentas áudio-visuais.
       A abertura do evento, chamado “Momento Mulher”, foi feita pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, pelo vice-presidente, Irno Pretto, e pelo presidente da Cooperlogin, Álvaro Nunes. Todos homenagearam as mulheres presentes e fizeram votos de que a presença feminina aumente cada vez mais no sistema cooperativista. “Queremos as mulheres ao nosso lado para construir o cooperativismo que precisamos construir” – declarou Perius, destacando que um dos grandes esforços da atual gestão do Sistema Ocergs-Sescoop/RS é fazer com que as mulheres, principalmente do meio rural, se tornem sócias de cooperativas.
       Irno Pretto citou grandes conquistas das mulheres ao longo da história e enfatizou a importância fundamental da mãe na educação e na formação do caráter dos filhos. “Parabéns a vocês, cooperativistas, mães, filhas, esposas, amigas e funcionárias” – disse Pretto.
       A programação do Momento Mulher teve diversas palestras ao longo do dia. A primeira foi de Margaret Cunha, secretária da Fetrabalho/RS, que apresentou a linha do tempo das conquistas sociais e políticas das mulheres. Margaret foi seguida por Ubiracy Ávila, assessora de formação profissional do Sescoop/RS, e pela dentista e especialista em Saúde Pública Salete Pretto, que falou sobre a vida em comunidade: “Uma comunidade é definida pelo conjunto de habitantes que vivem em um lugar e são ligados por interesses comuns. A verdadeira comunidade exige proximidade, interação e contato direto e contínuo entre as pessoas, as coisas e o lugar de que é composta” – disse Salete.
       A filósofa e advogada Ângela Vidal da Silva Martins ministrou uma palestra com o tema “Mulher e Atualidade”, tratando de assuntos como a versatilidade das mulheres que conseguem ser bonitas e vaidosas além de serem mães, filhas, esposas, trabalhadoras e donas de casa. Para finalizar, três mulheres narraram suas vivências no cooperativismo: Elisabete Freitas, da Fetrabalho/RS e da Cootravipa; Ruth Wentz, gerente do Sicredi Metrópolis; e Cíntia Melo Cazorla, especialista em gestão de pessoas e cooperativismo do Núcleo Educacional da Cooperlogin. A tarde teve ainda aula de ginástica laboral, orientada por Márcia Barcellos, do Sicredi, e sorteio de brindes.

Conteúdos Relacionados