fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Evento marcará irmandade entre Nova Petrópolis e Sunchales

Palestrantes internacionais como Pauline Green, presidente da ACI, estarão em Nova Petrópolis no dia 30 de novembro.

     Entre os dias 24 e 30 de novembro, as capitais do cooperativismo do Brasil e da Argentina, Nova Petrópolis e Sunchales, tornam-se oficialmente cidades-irmãs, com a realização de eventos históricos.  A comemoração da irmandade terá início em Sunchales, na Argentina. Uma comitiva de 80 brasileiros irá à cidade para conhecer a realidade cooperativista e prestigiar a fixação da irmandade entre os dias 24 e 26 de novembro. Já em Nova Petrópolis, o evento de comemoração acontece no dia 30 de novembro, quando mais de 700 pessoas se reunirão para prestigiar a programação especial.

     Tendo em vista a importância desta irmandade, representantes máximos do cooperativismo da América e do mundo realizarão palestras com tradução simultânea. Inglaterra, México, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina e Brasil estarão representados neste evento inédito, que será realizado no Centro de Eventos do município (Rua Padre Theobald, 1700), com início às 11h30 para os participantes realizarem seu credenciamento e participarem do almoço de integração. Entre os pontos principais estão as palestras de Pauline Green, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), e de Ramon Imperial, presidente da ACI-Américas.

     A comemoração da irmandade em Nova Petrópolis será aberto para a participação do público. Inscrições devem ser feitas até o dia 24 de novembro, de forma gratuita, pelo site www.capitaldocooperativismo.com.br, sendo que o participante só precisará arcar com os gastos relativos à alimentação. As vagas são limitadas.

     Para Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), “este evento inédito deve ser prestigiado pelo conteúdo de suas palestras, mas, principalmente, pela oportunidade de se apresentar a capital do cooperativismo a outros representantes do setor. O encontro representará, com certeza, a conscientização do movimento cooperativista para a importância da integração global”.

     A comemoração é organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), com o apoio da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e prefeitura de Nova Petrópolis.

Programação

11h30 – Credenciamento e almoço de integração.
13h às 14h – Abertura oficial e homologação da irmandade.
14h10 às 14h40 – Palestra “Fundação Ivano Barberini”, com Silvia Barberini, filha de Ivano (in memorian), que foi presidente da ACI e motivou a irmandade entre Nova Petrópolis e Sunchales.
14h50 às 15h40 – Palestra “O desenvolvimento regional gerado pelo cooperativismo: a experiência Mondragon”, com Mikel Lezamiz, diretor de difusão cooperativa do Grupo Cooperativo Mondragon, da Espanha.
15h40 às 16h10 – Coffee break
16h10 às 17h - Palestra “Cooperativismo nas Américas”, pelo mexicano Ramon Imperial, presidente da ACI-Américas, com sede na Costa Rica.
17h05 às 17h35 - Oficialização da parceria entre Sescoop/RS e Confederação de Cooperativas Alemãs (DRGV), com a participação de Vergilio Frederico Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, e Klaus Supp, representante do Ministério da Agricultura da Alemanha (BMELV).
17h40 às 18h40 - Palestra “Cooperativismo Mundial”, pela inglesa Pauline Green, presidente da ACI, órgão máximo do cooperativismo mundial, com sede na Suíça.
20h45 -  Jantar alemão com apresentação de danças folclóricas e de uma das bandas do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, na Sociedade Tiro ao Alvo.

Conteúdos Relacionados