fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Farsul comemora aniversário e recebe homenagem do cooperativismo gaúcho

 

Em um jantar festivo no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no último dia 24 de maio, a Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul comemorou os 20 anos do Senar/RS e os 86 anos da Farsul, com a presença de cerca de mil convidados e autoridades. Também foi realizada a posse festiva da diretoria da Farsul gestão 2013-2015, que seguirá sendo comandada por Carlos Sperotto. Na ocasião, o presidente e o vice do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e Irno Pretto, entregaram uma medalha comemorativa ao Ano Internacional das Cooperativas ao presidente do Sistema Farsul-Senar/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

Na solenidade, que contou com a presença do governador Tarso Genro e da senadora Ana Amélia Lemos, a Farsul entregou ao deputado federal e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, a Medalha do Mérito Agropecuário, em reconhecimento ao trabalho frente ao ministério.

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, lembrou que o ministro Mendes, nunca deixou de olhar, com atenção especial, para a agricultura gaúcha. “Mendes resolveu problemas históricos como o endividamento dos produtores”. Lembrou ainda que o ministro deu atenção especial a todos os setores da agropecuária gaúcha, trazendo reconhecimento ao trabalho dos produtores rurais.

Quem é a Farsul

A Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul é a mais antiga do Brasil e completou 86 anos no último dia 24 de maio. A entidade foi pioneira no movimento de organização nacional dos agropecuaristas, abrindo caminho no país para outras entidades estaduais e futuramente para a criação da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA. O pioneirismo dos gaúchos começou antes com introdução de raças europeias na pecuária, ovinocultura de ponta e cultivo de arroz na várzea, plantio de trigo, soja entre outras iniciativas. Essa força de trabalho e espírito desbravador foi avançando para diferentes partes do país e hoje há produtores gaúchos em todas as regiões contribuindo para o crescimento da produção de grãos a cada ano. É uma conquista que a Farsul divide com seus associados e com as comunidades do campo e da cidade.

 

Conteúdos Relacionados