
Frencoop/RS reúne deputados e reforça a pauta política da Ocergs
Para fortalecer ainda mais sua relação com o parlamento gaúcho e reforçar a pauta política e institucional apresentada aos parlamentares gaúchos, a Ocergs reuniu na noite de ontem (19) os deputados gaúchos integrantes da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A Frencoop/RS é a única frente parlamentar em funcionamento no parlamento gaúcho que tem a adesão total dos 55 deputados integrantes da Casa Legislativa gaúcha.
O presidente da Ocergs, Vergilio Perius, ao saudar os parlamentares e cooperativistas presentes, deu início ao jantar de confraternização. “Não temos discursos para fazer, apenas uma celebração. Temos um fato inédito nesta legislatura do parlamento gaúcho. Conseguimos a adesão dos 55 parlamentares da Assembleia gaúcha, e isso é inédito no Brasil. E isso acontece porque o cooperativismo faz bem a todos. Aos associados, às comunidades e ao Estado, pois gera tributos e desenvolvimento. Crescemos na economia 10,2% no ano passado. Sob o ponto de vista de balanço consolidado de todas as cooperativas gaúchas, temos um faturamento de R$ 31,1 bilhões. Esse cooperativismo, em nome da diretoria e colaboradores da Ocergs, das centrais, federações e cooperativas, fica muito feliz por ser representado por esses parlamentares, demonstrando que o cooperativismo faz bem à sociedade gaúcha”, disse Perius.
O diretor secretário da Ocergs, Paulo Pires, que pronunciou-se em nome da direção da entidade, disse ser um orgulho ter a unanimidade dos parlamentares integrando a Frencoop. “O cooperativismo tem a característica de unir as pessoas, fazer com que elas se identifiquem mais pela convergência, em especial neste momento delicado que vivem o Estado e o país, esta questão é fundamental. Temos representado aqui esse sentimento de cooperação, de que juntos podemos ser mais fortes. Essa é a mensagem que a nossa diretoria quer deixar para vocês, parlamentares gaúchos”, destacou Pires.
O presidente da Frencoop/RS, deputado Elton Weber, salientou que o cooperativismo é capaz de unir um parlamento, argumentando que todos os deputados assinaram a adesão e colocaram seus nomes em defesa do cooperativismo por acreditar no setor. “Isso foi possível em virtude de um olhar diferenciado dos parlamentares em relação a esse segmento que tanto ajuda o nosso Estado. Quero saudar os deputados que integram a direção da Frente e todos os outros que nos confiaram essa missão, salientando todas as cooperativas dos treze ramos de atividades do cooperativismo. Temos a missão de trazer ao parlamento os temas que o cooperativismo nos demanda. Este mundo cooperativo é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul”, afirmou Weber.
O diretor de cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Lino Hamann, afirmou que a SDR está retomando ações em defesa dos treze ramos do cooperativismo. “É nossa intenção imediata retomar o Conselho Estadual do Cooperativismo e discutirmos com os ramos pautas de seu interesse. Temos assuntos recorrentes que devem ser tratados com prioridade”, frisou Hamann.
O secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, salientou como inegável o trabalho e o resultado que as cooperativas proporcionam ao Estado e ao Brasil. “Nas mais diferentes áreas de atuação, as cooperativas fazem a diferença. Nas regiões onde elas atuam o desenvolvimento é perceptível. Estamos aqui para reiterar o nosso compromisso de trabalharmos juntos pelo setor”, acrescentou Polo.
Por fim, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, alertou para o fato dessa unanimidade só acontecer pela relação que os parlamentares estabeleceram com as cooperativas, cada um com sua afinidade com determinado ramo. “As cooperativas no RS são geradoras de riqueza e de empregos. E elas estão onde as empresas privadas e o Estado não chegam. Isso é muito importante. Esse trabalho conquistou o respeito dos parlamentares”, atribuiu Brum.
Presenças
Além de Edson Brum e Élton Weber, participaram do encontro os deputados Luiz Fernando Mainardi, Sérgio Turra, Zilá Breitenbach, Aloísio Classmann, Juliano Roso, Gilmar Sossella, Alexandre Postal, Gabriel Souza, Liziane Bayer, Tarcísio Zimmermann. Diversos deputados foram representados por suas assessorias. Ao fim dos pronunciamentos, os diretores da Ocergs Irno Pretto, Orlando Müller, Jânio Stefanello, Margaret Cunha e Paulo Pires, acompanhados do presidente Vergilio Perius e dos deputados integrantes da Frencoop/RS, entregaram ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, uma bandeira da instituição como forma de simbolizar a união entre o cooperativismo e o parlamento gaúcho.
Representação