Governador assina financiamento entre BRDE e Languiru em Poço das Antas
O governador Tarso Genro cumpriu agenda na última sexta-feira (26/10) no Vale do Taquari, onde no frigorífico de suínos da Cooperativa Languiru, em Poço das Antas, visitou as instalações da cooperativa e assinou termo de financiamento de R$ 34 milhões entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Languiru. O valor será destinado para investimentos e capital de giro da Cooperativa. Cerca de 150 associados da Languiru, direção e cooperativistas da região prestigiaram a visita, que foi acompanhada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
Em seu pronunciamento, o governador salientou que o sistema de cooperação simboliza o modelo e visão de governo que ele defende. Segundo ele, governo que não sabe cuidar dos colonos, operários e trabalhadores não consegue cuidar do seu Estado. Tarso Genro também destacou que a Languiru serve de exemplo para o Rio Grande do Sul.
O presidente da Cooperativa, Dirceu Bayer, lembrou que o governador não participou da inauguração do frigorífico de suínos, mas agora “se convidou” para conhecer as instalações. O empreendimento teve investimento de R$ 60 milhões. Os documentos foram assinados pelo governador Tarso Genro e pelo diretor administrativo do BRDE, José Hermeto Hoffmann, além do presidente Dirceu Bayer (Languiru). Também participaram do roteiro os secretários da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan. O presidente da Certel, Egon Hoerlle, também prestigiou a assinatura do convênio.

Representação