INSS convida cooperativas a debaterem a questão previdenciária
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS recebeu, no dia 23 de janeiro, a visita do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild, para uma conversa informal. Participaram da reunião, além de representantes do Instituto, o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, e o superintendente, Norberto Tomasini; o presidente da FecoAgro/RS (Federação da Cooperativas Agropecuárias do RS), Rui Polidoro Pinto; o diretor da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, Derli Schmidt; e o vice-presidente da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld.
Segundo Hauschildt, o INSS está presente com suas agências em 1.077 municípios brasileiros, devendo chegar a 1.600 até 2015. Hoje, o Instituto é responsável pelo pagamento de R$ 300 bilhões em benefícios, distribuídos por instituições financeiras conveniadas, como é o caso do Sicredi, para cerca de 600 milhões de brasileiros. “A expectativa é a gente traga mais 42 milhões de brasileiros para dentro do sistema da previdência”, afirma o presidente. “O Instituto tem dezenas de milhares de casos de pessoas que estão aposentadas há mais tempo do que contribuíram e pode chegar o momento em que a conta não vai fechar”.
O presidente do Instituto fez um convite ao sistema cooperativista: “queremos criar uma pauta para começar a discutir a questão da previdência com a Ocergs, a OCB e as cooperativas. Trata-se de uma pauta importante, uma pauta social, que diz respeito aos associados”.
Derli Schmidt ressaltou que o sistema cooperativo do Rio Grande do Sul tem cerca de 2 milhões de associados e 50 mil empregados. Além de 2012 ser o Ano Internacional das Cooperativas, em 2011 o sistema recebeu boas notícias, como o credenciamento da Escoop pelo MEC. “Estamos em um momento de crescimento, consolidando vários aspectos, como a Faculdade do Cooperativismo. Estamos caminhando em direção à qualificação do cooperativismo”, disse Schmidt.
Hauschildt encerrou a visita se colocando à disposição das cooperativas. “Para qualquer questão, dúvida ou alguma outra agenda. O Sistema tem acesso a qualquer canal que precisar, devido a sua representatividade”.

Representação