fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Jovens rurais participam de marcha na Capital


      Acesso à terra, inclusão digital, educação rural, profissionalização, geração de renda, cooperativismo, irrigação, infraestrutura, saúde, cultura, esporte e políticas públicas. Esses foram os motivos que fizeram mais de 1,2 mil jovens rurais marchar por algumas das principais ruas e avenidas da Capital durante a III Marcha Estadual da Juventude Rural, que iniciou suas atividades na manhã de hoje (19) na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, e se estendeu durante todo o dia. O evento foi promovido pela Fetag e sua Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) e contou com o apoio do Sescoop/RS.

      A 1ª secretária e coordenadora de Jovens da Federação, Josiane Einloft, acredita que os jovens organizados avançam nas conquistas de políticas públicas. “O desafio é manter sempre acesa a chama da ousadia na busca por melhores oportunidades de acesso à educação, ao lazer e à qualificação profissional. Com a construção de propostas concretas de melhoria de vida do jovem agricultor, viabilizamos a sua permanência no campo com dignidade”, justifica.

      O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, participou da abertura dos trabalhos e conclamou todos os jovens a continuarem no campo produzindo os alimentos que todos consomem. “Faço um apelo para que vocês continuem seu trabalho na agricultura. Vocês são nosso futuro. Nosso papel é dar condições para que vocês tenham acesso à informação, com qualidade de vida”, alertou. Perius convocou também a juventude rural para que participe no dia 1º de dezembro do evento Mundo Cooperativo Jovem – Unindo Forças, Realizando Sonhos, que acontece no Gigantinho em Porto Alegre, e que reunirá jovens cooperativistas de todo o Rio Grande do Sul.

      As autoridades foram recepcionadas pelo presidente da Fetag, Élton Weber. Após os pronunciamentos, o agrônomo Ainor Lotério falou dos eixos temáticos da III Marcha Estadual da Juventude Rural. Estiveram presentes no evento o presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – RS), Guiomar Vidor, o deputado estadual Heitor Schuch, presidente da Frencoop/RS e o deputado estadual Ernani Polo, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa.

      A Marcha iniciou às 14h. Duas paradas foram realizadas: a primeira em frente ao prédio do MDA e a segunda no Palácio Piratini/Assembleia Legislativa, oportunidade em que foram  entregues pautas de reivindicações na Delegacia Federal de Ministério do Desenvolvimento Agrário, na Assembleia Legislativa, ao governador do Estado e demais secretarias, bem como a entidades que contribuem com a luta da juventude. Na Praça da Matriz aconteceram alguns pronunciamentos.

 

Conteúdos Relacionados