fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Lançado o programa “Cooperação: o Rio Grande acima das diferenças”

O presidente da Assembleia Legislativa (AL), Giovani Cherini, lançou na manhã desta segunda-feira (19/04) o programa “Cooperação: o Rio Grande acima das diferenças”, em um café da manhã realizado no Salão Júlio de Castilhos, na AL. O tema da gestão de 2010 é a cooperação, com incentivos para que a sociedade viva melhor e supere dificuldades. “Unidos podemos  obter resultados positivos para todos, por meio da difusão de valores, da educação, da solidariedade e do desenvolvimento sustentável” – afirmou Cherini.
A segunda-feira marcou também o início da veiculação da campanha publicitária "Cooperação: o Rio Grande acima das diferenças", veiculada em mídias impressa e eletrônica. “Não vamos eliminar as diferenças, mas queremos levantar os pontos em comum para buscar a solução para os principais problemas, a partir da forma cooperativa” – explicou o presidente da AL, citando a necessidade de aumentar as discussões sobre o pacto federativo, uma queixa comum entre estados e municípios. “É injusto que 63% do valor arrecadado fique na esfera federal” – complementou. Cherini ressaltou ainda que, entre os resultados obtidos desde o início da sua gestão com visão cooperativa, estão a aproximação entre os três Poderes e a vitória na aprovação dos projetos para atender diversas categorias de servidores nas demandas salariais e planos de carreira.
Desde o dia em que tomou posse, Cherini utiliza três elos como símbolo do seu programa de gestão. De acordo com o deputado, o primeiro elo representa a cooperação interna, criando um ambiente de harmonia e conciliação entre os 55 parlamentares e servidores.  O segundo elo representa o estreitamento da relação entre os Poderes para tratar de questões relevantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “O terceiro elo é a ligação do Legislativo com a sociedade gaúcha, que certamente nos trará suas preocupações e contribuições” – explica o deputado.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, foi convidado por Cherini para falar em nome do cooperativismo gaúcho. Perius garantiu que o sistema cooperativo fará sua parte e tem muito a contribuir em áreas como da saúde, agroindústria, infraestrutura e habitação. O presidente do Sistema ainda fez um apelo aos jornalistas, presentes em grande número no café da manhã: “Muito depende de vocês, jornalistas, responsáveis por informar a população gaúcha que tanto gosta de cultura”.
O presidente da Unimed Federação/RS, Nilson May, também falou durante a cerimônia, lembrando que a fundação da primeira Unimed causou estranheza pelo fato de ser uma cooperativa formada por médicos. “Mas em menos de meio século a Unimed conseguiu, pela colaboração e pela cooperação, entender o que é de fato o cooperativismo. Hoje, 62% dos médicos em exercício no Rio Grande do Sul são associados da Unimed e temos 1,6 mil clientes envolvidos, de alguma forma, com nossos planos de saúde” – comentou May, que também fez votos de que “os três elos tenham vida longa nesta gestão”.
Cherini encerrou o café da manhã garantindo que, a exemplo desta segunda-feira, todas as reuniões que envolverem a presidência da Assembleia Legislativa terão alguém para falar sobre a cooperação, como fizeram Perius e May.

Conteúdos Relacionados