O Ano Internacional das Cooperativas na internet
Hotsite do Ano Internacional
O Sistema OCB-Sescoop lançou, em janeiro, o hotsite do Ano Internacional das Cooperativas: http://www.ano2012.coop.br. Além de informações sobre 2012, o espaço abrigará, nos próximos 12 meses, exemplos de cooperativas que estão construindo um mundo melhor. Serão 366 histórias de organizações que têm como alicerces a união, integração e valorização do capital humano (http://www.ano2012.coop.br/?p=destaque_lista.php)
Qualquer cooperativa pode participar. O texto deve ter no máximo 3 mil caracteres com espaços, contendo informações sobre o surgimento da cooperativa, os principais números, os diferenciais competitivos, ações e projetos que se destacam. As cooperativas gaúchas podem enviar o texto, acompanhado de foto, para o e-mail
O Ano Internacional também tem uma página no Facebook: http://www.facebook.com/2012AnoInternacionaldasCooperativas. Curta e saiba as novidades do sistema cooperativista brasileiro e mundial.
Agenda comum do cooperativismo gaúcho
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS e as cooperativas gaúchas elaboraram em conjunto uma série de ações, que serão promovidas ao longo do ano. A lista das atividades que nortearão o cooperativismo do Rio Grande do Sul em 2012 pode ser obtida aqui ou no site do Sistema Ocergs-Sescoop/RS: www.sescooprs.coop.br.
Outros sites relacionados ao Ano Internacional
http://social.un.org/coopsyear: Site oficial do Ano Internacional das Cooperativas, criado pela Organização das Nações Unidas. Nele, estão disponíveis a Resolução da ONU que declara 2012 o Ano Internacional das Cooperativas, logotipo, ações previstas e todo material oficial sobre o período.
http://www.2012.coop: Página do Ano Internacional dentro do site da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
http://www.copac.coop: Site do Copac (Committee for the Promotion and Advancement of Cooperatives), o comitê de coordenação responsável pelo planejamento e implementação do Ano Internacional das Cooperativas.
O Ano Internacional
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 2012 como o “Ano Internacional das Cooperativas”. A decisão, aprovada na Assembleia Geral de 18 de dezembro de 2010, é um desafio para todos os cooperativistas. Será o grande momento de mostrar a força do sistema, que possui 1 bilhão de membros em mais de 90 países.
Na resolução A/RES/64/136 "As Cooperativas e o Desenvolvimento Social", de dezembro de 2009, a ONU reconhece que as cooperativas têm participação ativa no desenvolvimento social e econômico das pessoas, incluindo mulheres, jovens, idosos, incapacitados e indígenas, se tornando um fator maior de desenvolvimento econômico e social e contribuindo para a erradicação da pobreza.
O slogan oficial do Ano é “Cooperativas constroem um mundo melhor” ("Co-operative enterprises build a better world" no original em Inglês). O diretor geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Charles Gould, destaca que a frase transmite uma imagem de modelo baseado em valores e que os aspectos de desenvolvimento econômico e social das cooperativas coincidem com os princípios cooperativos. A ACI, segundo Gould, espera que um maior nível de reconhecimento público promova o surgimento de novas cooperativas e fomente um ambiente legislativo e regulatório favorável ao crescimento e desenvolvimento do cooperativismo no mundo.
Representação