
Ocergs e SDR premiam vencedores do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2016
Da esquerda para a direita: Guilherme Daroit (representando a jornalista premiada Marina Schmidt), Carina Marques, Dulci Sachetti, Laura Becker e Leandro Augusto Hamester
Os autores das melhores matérias sobre a importância estratégica das cooperativas gaúchas para o enfrentamento da crise foram reconhecidos na noite dessa quinta-feira (24/11), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em solenidade que marcou a entrega da segunda edição do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo, realizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
Este ano, 36 trabalhos concorreram em cinco categorias – Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo e Mídia Cooperativa – e dividiram R$ 25 mil em prêmios.
“Cooperativismo é compartilhar, buscar resultados e alcançar sustentabilidade nas questões econômicas, sociais e ambientais”, destacou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, ao parabenizar os jornalistas vencedores e participantes. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, lembrou que, em 2015, as cooperativas gaúchas tiveram crescimento de 15,75% em relação ao ano anterior e faturaram R$ 36,1 bilhões. Ele agradeceu à imprensa pela participação e foco nos temas do setor. “Apesar do cenário de austeridade e recessão econômica que atinge diversos setores, o cooperativismo transforma as adversidades em oportunidades de desenvolvimento e expansão de negócios. E isso ocorre porque a sociedade cooperativa tem no seu DNA a organização de pessoas, que em tempos de dificuldades se unem mais, se reúnem mais e atuam em conjunto”, ressaltou Perius.
O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2016 foi patrocinado por Sicredi, FecoAgro/RS, Unicred, Unimed e Uniodonto Federação, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
OS VENCEDORES
Jornalismo Impresso
Jornalista Marina Schmidt, com a reportagem “Cooperativismo aponta novos rumos para o mundo”, publicado por Jornal do Comércio.
Obs.: O jornalista Guilherme Daroit representou a jornalista Marina Schmidt na solenidade de entrega do Prêmio.
Telejornalismo
Jornalista Dulci Sachetti, com a reportagem “Sem crise para as cooperativas gaúchas que veem na produção orgânica uma oportunidade de negócio”, veiculado pela RBS TV.
Webjornalismo
Leandro Augusto Hamester, com a reportagem “Parcerias possibilitam formação inédita do Aprendiz Cooperativo do Campo”, publicado no site da Cooperativa Languiru.
Radiojornalismo
Jornalista Laura Becker, com a reportagem “Dos pagos ao exterior: A força do cooperativismo gaúcho“, veiculado pela Rádio Bandnews FM.
Mídia Cooperativa
Jornalista Carina Marques, com a reportagem “Sai o trabalho braçal, entra o braço mecânico”, publicado no jornal Dália em Notícias.
Da esquerda para a direita: Vergilio Perius, Guilherme Daroit (representando a jornalista premiada Marina Schmidt), Carina Marques, Tarcisio Minetto, Laura Becker, Dulci Sachetti e Leandro Augusto Hamester
Clique aqui e confira o álbum de fotos completo em nossa página no Facebook.
Comissão julgadora
A comissão julgadora do Prêmio foi formada pelos jornalistas Luiz Roberto de Oliveira Junior (Ocergs), Itamar Pelizzaro (SDR), Leonardo Custodio Machado (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul - Sescoop/RS), José Antonio Vieira da Cunha (Associação Riograndense de Imprensa - ARI), Jorge Correa (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul - Sindjors), Daniela Lemke (Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB) e Orestes Andrade Jr. (Secretaria de Comunicação Social do Estado do Rio Grande do Sul).
Representação