
Ocergs realiza Assembleia 2017
Na manhã desta quinta-feira, 27, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou Assembleia Geral Ordinária (AGO), onde foi aprovada a prestação de contas do exercício de 2016, estabeleceu o plano de trabalho de 2017, entre outras pautas que foram, todas, aprovadas por unanimidade pelos presentes. O encontro aconteceu no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre.
Estavam presentes representantes de 60 cooperativas, contabilizando 331 votos. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, em sua fala de abertura destacou: “Queremos mostrar o que se fez e o nosso planejamento para o próximo exercício. Abraçamos aqui todos os ramos do cooperativismo”.
O diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires, representando a diretoria, fez sua saudação e ressaltou a importância da Assembleia como um espaço de discussão sobre a prestação das contas e os desafios a serem enfrentados para o ano de 2017.
Após a leitura do edital de convocação da AGO pelo gerente jurídico do Sistema, Mário De Conto, Perius agradeceu a presença de todos e falou sobre as ações de representação institucional e a política da entidade. Destaque para a construção da sede da Ocergs no Parque Assis Brasil (Esteio/RS), as políticas públicas conquistadas pelo Sistema, as atividades junto à Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e as políticas institucionais. Apresentou também as áreas do Sistema e suas funções e atividades durante o ano, além do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, dentre outros.
As pautas do sindicato foram apresentadas pelo diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, que em sua fala destacou a importância da colaboração de todos os presentes para que o sindicato possa fazer um bom trabalho de mediação e alcance resultados satisfatórios. Todos os itens foram estabelecidos na Assembleia Geral Ordinária e aprovados por unanimidade.
O superintendente administrativo financeiro do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini, apresentou e definiu o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do exercício de 2017. E o auditor e sócio da Nardon, Nasi – Auditores Independentes S/S, Antonio Carlos Nasi, apresentou o relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis da Ocergs e afirmou que elas representam adequadamente as posições patrimoniais e financeiras da entidade. Após, o presidente do Conselho Fiscal da Ocergs e presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, apresentou o parecer do Conselho.
O superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, apresentou suas atribuições aos cooperativistas, como o programa de autogestão que está sendo implementado pela área de Monitoramento e o tripé que o sustenta: político, técnico e financeiro. Na sequência, a assessora jurídica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ana Paula Andrade, apresentou um vídeo das atividades desenvolvidas e resultados alcançados pelo Sistema OCB em 2016 a favor das cooperativas brasileiras no âmbito dos poderes executivo, judiciário e legislativo. Por fim, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, apresentou o Dia de Cooperar (Dia C) 2017, e convidou a todos os presentes a participarem.
A Assembleia foi dirigida pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e acompanhada pelos diretores da Ocergs: Paulo Cézar Vieira Pires, Jânio Vital Stefanello, Abel Moreira Paré, Margaret Garcia da Cunha, Orlando Borges Müller e Valdir Bernardo Feller, além do superintendente e do gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini e Mário De Conto, respectivamente.
Representação