
Ocergs realizou Seminário das Frencoops municipais
Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, a Ocergs realizou hoje (26/11), na sede da Escoop, a última etapa dos Seminários das Frencoops 2015. Participaram vereadores dos municípios de Muçum, Teutônia, Marau e Novo Hamburgo e dirigentes de diversas cooperativas. O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, pela presidente da Fetrabalho, Margaret Garcia da Cunha e pelo presidente do Legislativo gaúcho. Participaram também o deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS e o presidente da Uvergs, Silomar Garcia Silveira.
Vergilio Perius disse em sua fala que o cooperativismo gaúcho está crescendo e se expandindo, e conta hoje 2,6 milhões de associados. “O cooperativismo tem suas raízes na comunidade e todo resultado gerado ali permanece. E é nas comunidades que atuam os vereadores”, salientou Perius. Por fim, disse que o objetivo da criação das frentes é aproximar as cooperativas dos parlamentos, em todos os níveis. Aproveitou ainda para saudar o presidente Edson Brum e ressaltou o fato dos 55 deputados terem subscrito o compromisso de defender o cooperativismo ao assinar a participação na Frencoop/RS.
A presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha enfatizou que os vereadores têm um grande papel no desenvolvimento das cooperativas, pois todas necessitam de políticas públicas. “As cooperativas de Trabalho merecem o seu espaço, sejam elas de educação, de serviços, de produção, elas têm que ser valorizadas” salientou Margaret. Disse ainda que é preciso fazer com que se criem cooperativas de Trabalho, porque hoje, analisando como está o nosso País e o nosso Estado, são as cooperativas de Trabalho que farão a diferença nos municípios fazendo o trabalho que é necessário.
Já Edson Brum, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, destacou que o cooperativismo é um conceito de vida, tendo citado isso em seu discurso de posse como presidente da Assembleia. “A gente tem que cooperar, tem que se ajudar, tem que somar-se para tirar o melhor resultado de tudo aquilo que a gente faz em qualquer área em que a gente trabalha”, ponderou Brum. “A sociedade só evolui e avança se nós tivermos conhecimento e nesta área não tem lugar melhor no Brasil do que a Ocergs, para aprender o que é cooperativa, para aprender legislação sobre ela e o que podemos fazer cooperativados, juntos, um ajudando o outro”, finalizou.
O evento contou ainda com a apresentação dos cases da Fecoergs, apresentado pelo superintendente José Zordan; da Cootravipa, apresentado por Elisabete dos Santos Freitas, coordenadora dos projetos educacionais e assuntos políticos e pelo case da Languiru, apresentado pelo vice-presidente Renato Kreimeier.
Representação