Presidente da Assembleia Legislativa foi o palestrante do Café da Manhã com Política da Unimed
Com o tema “Desenvolvimento Social e Crescimento Econômico: compromisso de todos”, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen, abriu, nessa sexta-feira (19/04), a primeira edição do ano do Café da Manhã com Política, promovido pelo Instituto Unimed/RS. Para o parlamentar, somente a união da sociedade, de forma criativa, articulada e politicamente madura, pode mudar o Rio Grande do Sul para melhor. A palestra foi prestigiada pelo presidente e pelo vice do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e Irno Pretto; pelo vice-presidente de Coordenação das Relações Estaduais da Federação Unimed/RS, Nilso Zaffari; pelo diretor do Instituto Unimed, Alcides Mandelli Stumpf; e pelo vice-presidente do Instituto Unimed/RS, José Milton Cunha Mirenda, dentre outras autoridades cooperativistas.
Trajetória de médico e homem público
Durante a palestra, ele falou sobre sua trajetória profissional, como médico, e pública, como deputado estadual há três legislaturas e já tendo ocupado os cargos de secretário estadual de Ciência e Tecnologia e de líder do governo na Assembleia durante o governo de Yeda Crusius. Também analisou a situação do setor de saúde e do Estado, elencando problemas e alternativas para o desenvolvimento social e crescimento econômico do Rio Grande do Sul.
O diretor administrativo do Instituto Unimed/RS e coordenador do evento, Alcides Mandelli Stumpf, considerou a participação de Westphalen na atividade como tendo um caráter especial. “É uma honra muito grande recebermos o Pedro, que é um colega cooperado, um médico praticante, e que fez uma grande abertura do Café da Manhã com Política nesse ano de 2013”. Stumpf destacou que o objetivo do evento, realizado há 12 anos, é promover um bate-papo sobre temas de interesse profissional, cooperativo, corporativo e de cidadania, sempre trazendo convidados de renome nacional e internacional.
Coopmed
Durante a solenidade, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, representado por seu presidente, Vergilio Perius, entregou oficialmente para a Coopmed – Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos do Rio Grande do Sul, o certificado de registro da cooperativa médica. A Coopmed iniciou seus trabalhos em 15 de setembro de 2006, com o nome de Coopsaúde – Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos do Rio Grande do Sul, com objetivo inicial de atuar no mercado como uma operadora de Planos de Saúde. Em 20 de março de 2011, com a mudança de objetivo passou chamar-se Coopmed - Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos do Rio Grande do Sul.
Após a mudança de foco, passou a prestar atividades de Cooperativa Médica, filiada à Federação/RS, com o intuito de atender as necessidades e solicitações das Unimeds na área de plantões médicos, auditorias e especialidades médicas, tornando-se assim uma nova solução no cooperativismo médico. A Coopmed oferece novas soluções para as Unimeds, atuando em áreas específicas de auditoria médica, plantões e especialidades, garante maior agilidade de ingresso, possibilitando um período de conhecimento da atuação aos cooperados, com o objetivo de propiciar um futuro ingresso no sistema Unimed como sócio. Realiza a busca ativa de médicos para atuarem junto às Unimeds criando um mecanismo de atendimento à RN 259, que determina que a consulta com especialistas deva cumprir prazos pré-fixados. A cooperativa é presidida pelo doutor José Milton Cunha Mirenda.
Representação