Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS estará em Brasília e levará propostas do setor cooperativo
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, acompanhado do deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS e do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, terá agendas amanhã, dia 23 de junho, em Brasília. No Ministério de Desenvolvimento Social, será entregue ao ministro Osmar Terra uma proposta de geração de trabalho e renda através do cooperativismo. Já no Ministério do Trabalho e Emprego, o ministro Ronaldo Nogueira receberá a proposta de criação de um Departamento de Cooperativismo (Decoop) para tratar do cooperativismo no MTE.
De acordo com Perius, “as Cooperativas são sociedades que contribuem para o desenvolvimento econômico e social, cujo modelo é preconizado pelos Organismos Internacionais, como a ONU e OIT, e por esse motivo estamos trazendo a nossa contribuição para o desenvolvimento do país”. No caso do Brasil, o Cooperativismo se apresenta plenamente compatível com o paradigma do Estado Democrático de Direito, que eleva os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa a fundamento da República e determina ao Estado que, como regulador da atividade econômica, deve apoiar e estimular o cooperativismo e outras formas de associativismo.
Vergilio Perius diz ainda que o Cooperativismo se apresenta apto a contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país, que, em momento de crise econômica, precisa superar dificuldades e criar postos do trabalho. Para tanto, faz-se necessário o estabelecimento de políticas públicas de estímulo ao cooperativismo, a serem desenvolvidas em cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda e o Ministério das Cidades.
Representação