fbpx

Realizado Seminário de Frencoops Municipais em Porto Alegre

Ocorreu na manhã de hoje (29/10), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, o último Seminário Municipal das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Frencoops). O projeto, promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, tem como objetivo articular vereadores e comunidade para a instalação de Frencoops municipais. O evento já foi realizado em quatro regiões do Rio Grande do Sul e contou com a presença de vereadores de diversos municípios.
A primeira palestra do Seminário na capital gaúcha foi ministrada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que apresentou um panorama geral sobre o cooperativismo e destacou a importância do sistema para o desenvolvimento sócio-econômico das cidades. “Cooperativas não abandonam os municípios, não levantam acampamento como as grandes empresas privadas” – disse Perius. “Temos que nos unir em cooperativas, principalmente no setor agroindustrial. Se não fosse por elas, 15% dos produtores estariam fora da cadeia produtiva agropecuária no Rio Grande do Sul, pois as grandes empresas não pensam nos pequenos” – declarou, referindo-se ao grande número de pequenos produtores que só conseguem entregar sua produção porque são associados de cooperativas.
Perius também abordou a questão da nova lei da merenda escolar, que determina que pelo menos 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) sejam destinados à aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar para utilização na alimentação escolar. “As 226 cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul têm, em seu quadro social, 210 mil pequenos agricultores familiares e 180 itens para merenda escolar. Ou seja: temos qualidade, preço justo e produtos gaúchos. Os municípios devem recorrer a suas cooperativas para obter a merenda escolar”.
O deputado e coordenador da Frencoop Estadual, Giovani Cherini, declarou que a Frente Parlamentar gaúcha pretende fazer uma intensa campanha pelo cooperativismo. “Hoje em dia, a campanha pela individualidade é permanente. Por isso o cooperativismo também precisa de uma campanha permanente. Temos que divulgar que juntos somos mais fortes, que quem coopera cresce, que o que é feito em conjunto sempre traz resultados melhores” – disse o deputado.
O presidente da Frencoop Municipal de Porto Alegre, vereador Ervino Besson, concorda. “Temos que mudar o destino do nosso país e nós, como cooperativistas, temos grande responsabilidade nisso. Precisamos valorizar as pessoas e diminuir a exclusão. O cooperativismo contribui muito com isso” – afirmou.
O secretário estadual de Relações Institucionais, José Alberto Wenzel, declarou seu apoio à causa cooperativista: “Nossa Secretaria está à disposição do cooperativismo, um sistema que forma e informa pessoas há muitos anos. E o presidente Vergilio Perius é exímio construtor de relações duradouras”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sebastião Melo, também participou do debate, assim como o gerente executivo de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Julio Gushiken.
O Seminário de Frencoops Municipais Gaúchas iniciou em maio deste ano. O encerramento do Programa acontecerá em Gramado, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, paralelamente ao XIV Seminário Gaúcho de Cooperativismo. Na ocasião, os vereadores que aderiram à Frencoop de seu município serão diplomados como parceiros do cooperativismo.

Conteúdos Relacionados