Secretaria da Agricultura e FAO reúnem em Porto Alegre especialistas mundiais para debater o uso da água
Para estimular o uso racional da água para a irrigação na produção sustentável de alimentos, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio associou-se à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para promover o Seminário Internacional “Água, Irrigação e Alimentação”, que acontece de 16 a 18 de outubro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre.
O evento tem como objetivo apoiar as ações em curso no Rio Grande do Sul e Brasil em favor da irrigação e da Segurança Alimentar e Nutricional, ampliar a difusão sobre a problemática das estiagens e as alternativas tecnológicas disponíveis aos agricultores, e despertar a sociedade para a irrigação, com uso responsável dos recursos hídricos.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, o Governo do Estado, a partir do compromisso de contribuir para o aumento da produção agrícola e pecuária dos produtores gaúchos, tem tomado uma série de iniciativas que apontam para esta direção, como o Programa Mais Água, Mais Renda, que subsidia investimentos em irrigação e facilita os licenciamentos ambientais.
Para o Secretário Adjunto da Agricultura, Cláudio Fioreze, o evento servirá para criar um ambiente de reflexão e afirmação. “Reflexão sobre os problemas relacionados à escassez da água, com a responsabilidade de seu uso adequado para a produção dos alimentos que o Brasil e o Mundo necessitam. E a afirmação da irrigação, associada ao bom uso do solo e de sistemas agrícolas poupadores deste recurso, como ferramentas indispensáveis ao crescimento da produção, estabilidade e garantia de renda privada e pública”.
Entre os especialistas que estarão presentes, destacam-se o estudioso da área de alimentação da Universidade de Genebra, Cristophe Golay, o Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado, Miguel Medeiros Montana, e o Diretor do Departamento de Fomento à Produção e Estruturação Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcos Dal Fabro.
Para tratar da contextualização mundial da Irrigação, estarão presentes o professor da Universidade Técnica de Lisboa, Luiz Santos Pereira, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas em Água e Irrigação, e o professor Merle Anders da Universidade de Arkansas, que trabalha há anos com alternativas de irrigação em solos de várzea.
As experiências bem sucedidas e principais tecnologias de Irrigação também devem ser abordadas por profissionais que atuam em países como Estados Unidos, Uruguai e Israel, país que hoje consegue tratar em torno de 80% da água utilizada em esgotos e reaproveitar essa água na Irrigação Agrícola - de acordo com o jornalista René Oliveira, que acompanhou uma comitiva da Secretaria de Agricultura em recente visita a Israel.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 06 de Outubro no endereço: www.agricultura.rs.gov.br. Mais informações através dos telefones (51) 3288-6215/6394/8059.
Promotores
Apóiam a promoção os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. São parceiros Irga, Fepagro, Emater, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Agência Nacional de Águas (ANA), Embrapa, Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consea) e Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Confira a programação completa no seguinte endereço:
/images/rs/docs/1348518910revista_seminario_5.pdf
Representação