Sedai apóia alterações no Fundopem
Na audiência concedida à comissão da Ocergs liderada pelo presidente Vergilio Perius, o secretário disse que concorda que a concessão de incentivos a agroindústrias através do Fundo Operação Empresa (Fundopem). esteja condicionada à aplicação de parte dos benefícios na produção de matéria-prima. Também se manifestou favorável à participação da Ocergs no Conselho Diretor do Fundo e na extinção do fator de correção (UIF) da base da cálculo do ICMS, estabelecendo isonomia entre as novas empresas e aquelas já instaladas no Rio Grande do Sul.
Na ocasião, o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, comprometeu-se a organizar uma oficina sobre o assunto assim que o governo do Estado se manifeste oficialmente. A deputada Zilá Breitenbach ficou responsável pelos contatos com o Executivo.
Também estavam presentes o vice-presidente da Ocergs, Irno Pretto; o secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi; o deputado Giovani Chierini; o presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto; o diretor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria da Relações Institucionais, Lino Hamann, e a economista da Ocergs, Adriana Yamasaki.
Representação