fbpx

Seguem negociações sobre o decreto do leite

Depois do encontro entre representantes do governo do Estado e membros da cadeia produtiva do leite, nesta quarta-feira (26/03), no Plenarinho da Assembléia Legislativa, ficou marcada uma nova rodada de negociações para hoje (27/03), na Secretaria da Fazenda, sobre o decreto 45.427 da governadora Yeda Crusius, que prevê redução dos incentivos fiscais para o setor, aumento do ICMS e modificações no Fundopem.

 

Os dirigentes de algumas das principais cooperativas de leite do estado, acompanhados pelo presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Vergilio Perius e pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), Elton Weber, pediram a revogação do decreto, demonstrando que sua aplicação, prevista para 1° de abril, representará o colapso do setor.

 

O encontro teve a presença de quatro secretários de Estado – da Agricultura, João Carlos Machado; do Planejamento, Ariosto Calau; o diretor da Receita Estadual, Júlio Graziotin; o Secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi e o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Josué Barbosa. A reunião fez parte do chamado Fórum Democrático, presidido pelo deputado Alceu Moreira, e que integra o Programa Sociedade Convergente.

 

Esta manhã (27.03) o assunto também estará em pauta durante audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa.

Conteúdos Relacionados