Serra Gaúcha recebe I Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas
A Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), em conjunto com o Comitê Internacional Organizador, promove o “I Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas” e o “II Encontro de Cooperativas Vitivinícolas EU – Mercosul”, com o tema “A Economia Social/Solidária Vitivinícola Contemporânea”, que ocorre nos dias 4 e 5 de novembro, no Hotel Swan Tower, em Caxias do Sul. Nos dias 2 e 3 de novembro serão realizados roteiros de visitas às vinícolas da região.
O evento é decorrência do acordo estabelecido na Primeira Reunião Mundial das Cooperativas Vitivinícolas, realizada em setembro de 2012 na França. Na ocasião, o encontro reforçou a necessidade da troca de conhecimentos e da construção de um caminho de entendimento comum, de produção e benefícios sustentáveis. Assim, estabeleceu-se um convênio, cujo objetivo era permitir o fluxo permanente de dados relacionados aos mercados de trabalho, preços, volumes, perspectivas e safras. Além disso, o encontro salientou a importância de se efetuarem intercâmbios técnicos que envolvessem jovens, produtores, enólogos e outros especialistas que pudessem contribuir nesse processo.
O estabelecimento de convênios, o crescimento do movimento ligado à uva em espaços internacionais e o fortalecimento de conceitos como Cooperativa, Economia Solidária e Identidade, foram também resultados dessa Primeira Reunião Mundial das Cooperativas, que acordou unanimemente a realização do “I Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas”, no Rio Grande do Sul.
O evento que ocorre este ano na Serra Gaúcha tem como objetivos principais o fluxo de informações, a atualização sobre o setor, suas conquistas e demandas e a aprendizagem sustentada em experiências concretas. Além disso, ele enfatiza o destacado trabalho do Brasil na atividade e em sua relação com o mundo, com a proposta de construir uma possibilidade mais sólida de crescimento e qualidade, gerando a repercussão de um produto com historia, valor e muita identidade.
O Fórum contará com a presença de dirigentes de cooperativas do mundo, da presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Claudia Quini, do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e de outros governadores e deputados de Estados produtores de uva e vinho de vários países. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, estará presente nos dois dias do evento e será um dos palestrantes no dia 5 de novembro, na abertura da sessão de trabalho, com o painel “O Cooperativismo no mundo. A Economia de Paz: perspectivas para o futuro”.
Para mais informações sobre o evento acesse o site www.fecovinho.coop.br/eventos.php.
Contatos:
E-mail:
Telefones: (0055) 54 9176-7453 / (0055) 54 8402-1544

Representação