Sescoop/RS e DGRV formalizam parceria

Os alunos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop terão a oportunidade de participar de estágios nas cooperativas da Alemanha. Isso será possível graças ao convênio de cooperação técnica firmado entre o Sescoop/RS e a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV). O acordo foi assinado durante a comemoração da irmandade entre Nova Petrópolis e Sunchales, no dia 30/11.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, explica que o convênio é composto por dois objetivos principais. O primeiro é promover a troca de conhecimentos no campo acadêmico, através da parceria do grupo alemão com a Escoop - além dos benefícios aos alunos, os professores da Faculdade também poderão fazer intercâmbios com a Alemanha. A segunda meta é realizar auditorias internas nas cooperativas. Perius ressalta que, na concepção dos alemães, isso significa efetuar uma revisão dos processos internos, analisando negócios e operações - diferente do Brasil, onde a auditoria interna é entendida, muitas vezes, como avaliação de balanços contábeis. “Essa medida pretende gerar mais rentabilidade às cooperativas”, disse.
Arno Boerger, da GFA Consulting Group, que presta consultoria ao Ministério da Nutrição, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, afirmou: “Em três anos, queremos atingir a meta das cooperativas melhorarem os serviços para seus associados”. Klaus Supp, representante do Ministério, destacou o papel das cooperativas gaúchas na produção de alimentos e a força da agricultura no Brasil. “Sabemos dos desafios globais de alimentação e energia e precisamos de uma alternativa justa e sustentável. Por isso oferecemos parcerias como esta”.
Participaram da assinatura do convênio, ainda, o gerente de projeto da DGRV, Christoph Plessow, e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Representação