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Sescoop/RS e governo do Estado realizaram II Encontro de Diretores de Escolas Técnicas Agrícolas
O Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC) sediou hoje (17/11) o II Encontro de Diretores de Escolas Técnicas Agrícolas, parceria que envolve a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e a Secretaria de Educação. Um dos objetivos da parceria é a implementação da disciplina de cooperativismo nas escolas estaduais técnicas agrícolas. O encontro foi aberto pelo gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Hélio Loureiro de Oliveira e contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. Durante todo o dia os cerca de 30 diretores trabalharam diretamente com o superintendente de educação Profissional do RS (Suepro), Eloí Flores. A analista técnica do setor de Promoção Social do Sescoop/RS, Fernanda Hillesheim França, discorreu sobre o projeto do Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo, que está sendo incentivado pelo Sescoop/RS como alternativa para a permanência do jovem no campo em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Termo assinado entre o Sescoop/RS e o governo do Estado durante a Expointer deste ano prevê a implementação da educação cooperativista nas escolas técnicas agrícolas estaduais, comunidades e cooperativas dos municípios onde se localizam as escolas. O projeto objetiva o desenvolvimento da doutrina cooperativista nas escolas estaduais técnicas agrícolas e deverá possibilitar a ampliação do conhecimento e vivências sobre o cooperativismo, através da criação de cooperativas-escola nas escolas técnicas agrícolas estaduais. Durante todo o dia, foram trabalhados com os diretores os objetivos principais e as ações que serão implementadas no período de execução do projeto, bem como um estudo da proposta pedagógica de transversalidade de disciplinas do cooperativismo. Foram traçadas algumas ações referentes a implantação do projeto, como seminários, palestras, planejamento pedagógico, encontros e produção de artigos. Estão previstas também reuniões itinerantes nas CRE’s (coordenadorias regionais de educação) e o fornecimento de material didático-pedagógico para a implementação da disciplina.
Representação