Sistema OCB tem audiência com ministro do Trabalho e Emprego
No dia 04 de março, em Brasília, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para tratar de assuntos como o Programa Aprendiz Cooperativo no Campo, a consolidação da categoria econômica cooperativista, a publicação do decreto que regulamenta a Lei nº 12.690/12, dentre outros.
O deputado Giovani Cherini, secretário da Frencoop Nacional, disse que o assunto número um do encontro foi o programa que visa capacitar os jovens do meio rural, fundamental para que eles continuem no campo quando entrarem na fase adulta. “Foi repassada a importância deste programa ao ministro Manoel Dias que pediu agilidade de sua equipe para viabilizar esta ação. A intenção é iniciar o Aprendiz Cooperativo no Estado e após, estender para o restante do país”, disse o deputado federal. O Aprendiz Cooperativo no Campo é um pleito do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que tem sido reivindicado pelas cooperativas agropecuárias gaúchas.
Márcio Freitas também entregou ao ministro convite oficial para participar do lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo Brasileiro, marcado para o dia 24 de março, em Brasília, quando também ocorrerá a posse da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). A audiência também foi acompanhada pela gerente geral da OCB, Tânia Zanella, e pelo conselheiro do Sescoop nacional, Fábio Battistello, representante do Ministério do Trabalho e Emprego.
Representação