Sistema Ocergs participa de reunião para recuperação econômica do RS no Congresso Nacional
- Artigo Secundário 1
O gerente de relações governamentais, Tarcísio Minetto, representou o Sistema Ocergs na Comissão Externa de “Retomada da Atividade Econômica e Reconstrução dos Municípios Gaúchos", nesta terça-feira, 13/08, em Brasília. O encontro ocorreu na Câmara dos Deputados e contou, ainda, com a participação de parlamentares, representantes do Sistema OCB, setor agrícola e do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Durante o encontro, o Ministro Carlos Fávaro, que participou da reunião por videoconferência, destacou a implementação da Medida Provisória nº 1.247/2024, que oferece apoio emergencial aos produtores rurais do Rio Grande do Sul e permite a regularização de dívidas. Para atender os produtores, o governo federal propôs a segmentação do desconto conforme os níveis de perdas. O ministro reafirmou o compromisso do governo em não deixar produtores com perdas sem um apoio adequado. “Para os casos mais críticos, os prazos de regularização das dívidas vão até 15 de novembro. Estamos cientes da necessidade de soluções diferenciadas e a importância de trabalhar em conjunto com o Congresso para ajustar o texto da MP,” afirmou o ministro.
O gerente Tarcísio Minetto, ressaltou que a extensão e a gravidade dos impactos climáticos no Rio Grande do Sul exigem do governo um apoio robusto e ágil. “É necessário garantir acesso facilitado e sem burocracias aos recursos financeiros para permitir que o produtor faça o planejamento e garanta o auxílio para a próxima safra. O Sistema Ocergs também contribuirá com propostas para melhoria do texto durante a tramitação da MP no Congresso”, comentou Minetto.
Com a tramitação da MP nº 1247/2024 no Congresso, o Sistema Ocergs acompanhará com interesse as emendas propostas para assegurar que as necessidades específicas dos produtores rurais gaúchos sejam efetivamente atendidas. Durante a tramitação no Congresso há espaço para aprimorar o texto da MP e propor o aumento do teto de anistia de dívidas, ajustes de prazos e condições de pagamento para refletir a realidade das cooperativas e produtores rurais.
Após a reunião no Congresso, o grupo foi recebido pelo ministro Carlos Fávaro, no Ministério da Agricultura e Pecuária.
O Sistema Ocergs mantém seu compromisso de trabalhar em colaboração com entidades governamentais e parlamentares para buscar soluções que atendam às necessidades urgentes dos produtores gaúchos, garantindo assim a revitalização econômica e a continuidade das atividades agrícolas no estado.
Para acompanhar a tramitação e as emendas propostas para a MP nº 1.247/2024 basta clicar AQUI.